Rio de Janeiro - RJ - 22/07/2020 - COVID 19 - Coronavirus no Rio - Reabertura do Parque Madureira, zona norte do Rio - Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O DiaReginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por Anderson Justino
Publicado 23/07/2020 00:00 | Atualizado 23/07/2020 09:01

'Alguém sabe me dizer se o Parque Madureira já está funcionando?". A pergunta feita por um internauta através das redes sociais teve sua resposta oficial anteontem. Desde terça-feira que o maior parque a céu aberto do subúrbio carioca está livre para o público, mas com algumas restrições para evitar a propagação do novo coronavírus. Foram quatro meses de portões fechados por conta da pandemia. 

De acordo com a administração do Parque, no segundo dia de reabertura, a movimentação foi de um dia normal, como acontecia antes das medidas de isolamento social. Para o fim de semana, a expectativa é que o espaço receba um público maior. Caso registre superlotação, pode ocorrer o fechamento do bosque. 

O uso de máscara é obrigatório nos espaços públicos. O novo adereço pode esconder o sorriso no rosto, mas não atrapalha quem quer caminhar ou fazer exercícios nos equipamentos das academias à céu aberto. 

"Esse tempo que ficou fechado teve muita gente caminhando no entorno. É arriscado, mas era a única opção. Agora é comemorar e desfrutar desse espaço maravilhoso", comemorou a analista financeira Iracema Soares, 34 anos. 

Celeiro do samba e da música charme, Madureira reúne pessoas de todas as tribos. De mãos dadas, o casal de aposentados Francisca Alves, 71 anos e Manoel Silva, 70, aproveitavam o dia quente para caminhar e pegar sol.

"Que bom que voltou. A gente aguardava ansioso por essa reabertura do parque. Quem mora no subúrbio não tem muita opção para diversão ou prática de exercícios. Além de ser um espaço seguro, é um local que recebe pessoas de vários bairros das zonas Norte e Oeste. Aproveitamos o dia para repor a vitamina D e caminhar um pouco", disse a aposentada.

A Prefeitura do Rio garante que o Parque de Madureira irá funcionar de 6h às 20h até o início da fase seis da retomada das atividades. O espaço poderá ser usado apenas para a prática de exercícios individuais. Está proibido exercício coletivo para esse momento. Equipes da Comlurb fazem a limpeza dos equipamentos de exercícios e dos parques infantis de três em três horas. 

 

DONOS DE QUIOSQUES COMEMORAM
Publicidade
A reabertura do Parque Madureira acendeu uma luz no fim do túnel para os donos de quiosques que estavam há quatro meses sem poder trabalhar. Nessa primeira fase, os espaços só vão poder receber 50% do público. Eventos musicais ainda estão proibidos. 
"Não é o ideal, mas já nos deixa animado em saber que iremos correr atrás do prejuízo. Alguns comerciantes vivem apenas desse espaço. Sem ele, não conseguem sobreviver. Agora é esperar para ter um público normal. Espero que isso aconteça o mais rápido", disse o quiosqueiro Ricardo de Souza.
Publicidade
Para o retorno das atividades, ambulantes, quiosqueiros e profissionais de brinquedos de aluguel que ficam dentro do parque tiveram que passar por um curso de capacitação para atender o público durante a pandemia. 
Eles receberam orientações sobre as Regras de Ouros e demais medidas preventivas à Covid-19 contidas nos protocolos específicos para ambulantes e quiosqueiros elaborados pela própria Vigilância Sanitária do Rio. 
Publicidade
O uso obrigatório de máscara; a higienização frequente das mãos com água e sabão líquido e, quando não for possível, com álcool 70% em gel; a limpeza das embalagens dos produtos adquiridos antes de utilização ou exposição à venda; e o distanciamento de dois metros entre as pessoas foram algumas das recomendações detalhadas no curso.
"O curso foi muito bom. Como tem muita coisa nova é preciso ter essa apresentação. Até pra gente tirar dúvidas e passar a ser um multiplicador da informação. Super aprovada a capacitação", concluiu o quiosqueiro Ricardo.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias