Roberto da Silva Souza é estudante de BiomedicinaArquivo Pessoal
Por O Dia
Publicado 23/07/2020 07:43
Rio - Policiais da 52ª DP (Nova Iguaçu) prenderam em flagrante, nesta quarta-feira, o fisioterapeuta Roberto da Silva Souza, que se passava por médico para realizar procedimentos estéticos. Roberto, que se disse estudante de Biomedicina, atuava na Clínica Espaço Verde, que fica na Travessa Quaresma, no Centro do município da Baixada Fluminense.
De acordo com a Polícia Civil, o fisioterapeuta fazia procedimentos invasivos, como incisão ou inserção de um instrumento no organismo, com cortes e microcirurgias nos órgãos genitais, prometendo aumentar o pênis e modelar a genitália feminina. Os agentes chegaram até ele através de postagens nas redes sociais da clínica e de denúncias recebidas pelo Conselho Regional de Biomedicina (CRBM), que participou da operação.
Publicidade
Além da prisão de Roberto, no local, os agentes encontraram diversos materiais de uso exclusivo de médicos, tais como:
Publicidade
. Lâmina de bisturi
. Fios de sutura
Publicidade
. Produtos para preenchimento
. Botox
Publicidade
. Enzimas emagrecedoras
. Produtos de fins estéticos vencidos, assim como produtos proibidos pela Anvida
Publicidade
. Esteroides anabolizantes de uso animal
O fisioterapeuta vai responder por exercício ilegal da medicina e crime ambiental (descarte de lixo infectante em desacordo com normas legais). 
Publicidade
Em nota, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Rio de Janeir informou "que existe a especialidade de Fisioterapia Dermatofuncional, e que esta especialidade atua em 7 áreas, dentre elas a Fisioterapia Dermatofuncional em Estética e Cosmetologia. Portanto é facultado ao profissional fisioterapeuta o exercício nesta área. E o Crefito-2, a fim de cumprir seu papel institucional, abrirá processo ético disciplinar para apurar os fatos ocorridos".
Vigilância Sanitária de Nova Iguaçu também acompanhou a ação.
Publicidade