Detran-RJ aumenta em 40% número de vagas para serviços de veículos - arquivo
Detran-RJ aumenta em 40% número de vagas para serviços de veículosarquivo
Por O Dia
Rio - O Detran-RJ ampliou o número de vagas em 40% para serviços de veículos em todo o estado a partir desta terça-feira. Com este aumento, os 34 postos com esse tipo de serviço terão uma oferta total de aproximadamente 12 mil vagas diárias.
"Há dois meses começamos a retomada com planejamento e cautela para garantir a segurança de todos. Vamos avançando para o retorno integral, de acordo com o cenário de cada município e seguindo sempre todos os protocolos sanitários. Mesmo assim, lembramos que o risco de contaminação ainda existe e pedimos que o usuário só saia de casa se for imprescindível. Em breve, voltaremos à normalidade", ressaltou o presidente do Detran-RJ, Marcello Braga Maia.
Publicidade
Das vagas ofertadas, quase 5 mil são para serviços com emissão do Certificado de Registro de Veículos (CRV), como transferência de propriedade, mudança de placa e troca de município. Cerca de 6,5 mil vagas são para o licenciamento anual e o restante, para a comunicação de venda.
Na sede, no Centro do Rio, o atendimento acontece das 8h às 16h; nos postos de vistoria, das 9h às 17h; e nas unidades do Rio Poupa Tempo (RPT), das 8h às 17h.
Publicidade
Para a realização dos procedimentos é necessário agendamento prévio (exceto para troca de placa dianteira e comunicação de venda, com limitação de 20 por dia) pelo site ou pelo teleatendimento (21 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042). A lista com os locais e serviços disponíveis está disponível no link.

CRLV digital

Mesmo com o aumento na oferta de vagas para o licenciamento anual, o Detran-RJ orienta que seja feita a versão digital do documento. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) pode ser baixado em aparelhos celulares ou tablets, é válido em todo o território nacional e substituiu completamente o documento obtido no Detran.

A exceção é para veículos de carga, ônibus, micro-ônibus e transporte escolar que ainda precisam emitir o documento nos postos do Detran, pois esses veículos possuem particularidades, além de ser necessário a apresentação de outros documentos como registro na ANTT e CSVs.

Na última semana, o departamento também prorrogou o calendário de licenciamento anual de veículos. Os motoristas do estado do Rio tem mais tempo para retirar o CRLV 2020, seja ele físico, impresso nas unidades do departamento, ou digital, pelo aplicativo.
Confira o novo calendário:

- Finais de placa de 0 a 2 - até 30 de setembro de 2020
- Finais de placa de 3 a 6 - até 31 de outubro de 2020
- Finais de placa de 7 a 9 - até 30 de novembro de 2020
Publicidade
Vistoria
Por conta da pandemia do coronavírus, o governador do estado suspendeu a exigência de vistoria para o licenciamento anual de 2020 dos veículos de carga, de transporte coletivo de passageiros, transporte escolar, e veículos rodoviários de passageiros. Dessa forma, nenhum veículo do estado passará pelo procedimento de vistoria no serviço de licenciamento anual, neste período.

Exceto para os serviços de segunda via do CRV e para trocas de propriedade, transferências de jurisdição (mudança no registro do estado) e de município, onde a vistoria continua obrigatória para todos os tipos de veículos.