Escavações contaram com a ajuda de um informante da políciaReginaldo Pimenta
Por LUCAS CARDOSO e RAI AQUINO
Publicado 19/08/2020 06:43 | Atualizado 19/08/2020 15:58
Rio - A Polícia Civil encontrou, na manhã desta quarta-feira, um cemitério clandestino usado por criminosos durante uma operação em São Gonçalo, na Região Metropolitana do estado. O local fica na comunidade Itaoca, no Complexo do Salgueiro, onde antes funcionava um lixão. A região é dominada por traficantes de drogas da fação Comando Vermelho (CV).
No início da ação, houve uma troca de tiros entre criminosos e os agentes e um policial foi ferido de raspão por um tiro de fuzil na cabeça. Ele recebeu atendimento médico e passa bem.
Publicidade
A suspeita era de que o cemitério encontrado tivesse cerca de 40 covas abertas pelo crime organizado, com capacidade de até quatro corpos em cada uma delas. Os agentes utilizaram retroescavadeiras para encontrar possíveis restos mortais, mas nada foi localizado. Um informante acompanhou a ação.
Publicidade
Os policiais chegaram a escavar em vários pontos, seguindo a orientação do informante. Em dado momento, ele disse que já havia operado uma escavadeira no local. Os agentes, então, chegaram a deixar ele usar o equipamento nas buscas pelos corpos, mas ele não conseguiu.
Publicidade
A operação foi realizada após denúncias recebidas e também através de uma investigação que apurou que os indicadores de homicídios na região estavam abaixo do comum.
A ação contou com mais de 200 policiais e foi feita pelas delegacias de homicídios da Capital (DHC), da Baixada Fluminense (DHBF) e de Niterói, São Gonçalo e de Itaboraí (DHNSGI). A Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e o Corpo de Bombeiros apoiaram.