Conteúdo do O DIA ficará disponível no novo serviço, que terá feeds personalizados e notícias agrupadas, com narrativas mais profundas - REPRODUÇÃO INTERNET
Conteúdo do O DIA ficará disponível no novo serviço, que terá feeds personalizados e notícias agrupadas, com narrativas mais profundasREPRODUÇÃO INTERNET
Por O Dia
Com quase 70 anos de história e compromisso em informar melhor os cariocas todos os dias, O DIA foi escolhido pelo Google para compor um seleto grupo de veículos brasileiros que vão fazer parte do novo projeto jornalístico do Google Notícia, o 'Destaques'. Com a implementação do programa, o gigante da tecnologia incentiva o jornalismo profissional e confere segurança financeira para que as empresas mantenham sua produção de conteúdo, melhorando o ecossistema de notícias do Google e diminuindo espaço para a propagação de fake news. A escolha pelo O DIA, dentre tantos veículos no país e no estado, celebra o prestígio do jornal na produção de notícias de qualidade para atender a população do Rio.
O novo serviço é composto por painéis de conteúdos que serão exibidos em feeds personalizados, classificados por relevância aos leitores. O formato possibilita aos veículos parceiros agrupar as notícias, oferecendo narrativas mais profundas e mais contexto por meio de recursos como linha do tempo, bullets e artigos relacionados.
Publicidade
Destaques será exibido, inicialmente, no Google Notícias no Android e, em breve, em outros produtos como o Google Notícias no iOS e o Google Discover. O novo serviço do Google chegará primeiro aos leitores no Brasil e na Alemanha, e será expandido para outros países progressivamente. Já foram assinadas parcerias com mais de 200 importantes publicações no Brasil, na Alemanha, Argentina, Canadá, Reino Unido e Austrália. O Google informa que o serviço também será expandido para outros países, como Índia, Bélgica e Holanda.
"É com muita satisfação que recebemos o convite do Google para participar deste projeto tão seleto entre os diversos produtores de conteúdo do Brasil e do Mundo. É mais uma comprovação da qualidade do jornalismo que O DIA produz e mostra a importância dos veículos possuírem parcerias estratégicas para ampliarem o alcance de notícias apuradas com responsabilidade e confiabilidade", afirma Luiz Mendes, COO de O DIA.
Publicidade
Já Alexandre Rodrigues, presidente da Editora O DIA, destaca a importância da parceria: "Mais uma vez O DIA se mostra alinhado com as novas tendências e apto a disponibilizar os seus conteúdos em todos os momentos e formatos que os seus consumidores demandam".
“Com Destaques, o Google dá mais um passo para reforçar seus laços com os produtores de conteúdo jornalístico e com os nossos usuários no Brasil. Cada publicação terá uma área dedicada para reforçar sua identidade e voz editorial, atrair novos leitores e gerar mais tráfego para seus sites. Já os usuários ganham acesso livre a mais conteúdo de alta qualidade, selecionado pelo parceiro e licenciado pelo Google”, diz Andrea Fornes, diretora de parcerias de produtos de notícias para a América Latina do Google.
Publicidade
Em seus painéis, os editores de O DIA agrupam conteúdos para oferecer ao leitor, de maneira organizada, mais informações e contexto sobre as histórias mais importantes do dia. Também são agrupadas notícias sobre um campo de cobertura específico que mereça a atenção do leitor, como Segurança Pública, a pandemia de covid-19 ou eleições. No Google Notícias, os leitores poderão navegar pelo conteúdo das publicações participantes e optar por seguir suas preferidas e, assim, sempre ver seus conteúdos primeiro na plataforma.