Retrato da Saúde no Rio: redução do quadro de funcionários e população sofrendo à míngua Cléber Mendes
Por Gabriel Sobreira
Publicado 14/09/2020 06:00

Rio - Em tempos de covid-19, não há como iniciar o perfil da Cidade do Rio sem falar logo na área de Saúde. Quem assumir o comando da prefeitura em 2021 - ou reassumir, no caso do prefeito Marcelo Crivella, candidato a reeleição -, vai se deparar com a capital fluminense envolta em crises. De janeiro de 2017 até o mesmo período de 2020 foram fechados 4.173 postos de trabalho na área da Saúde no município. São agentes comunitários, médicos da família e comunidade, técnicos/auxiliares de enfermagem, médicos pediatras, fisioterapeutas e enfermeiros de saúde da família, entre outros, todos lotados em clínicas da família, centros municipais e unidades básicas. Os dados são do Ministério da Saúde - Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Brasil (CNES). Isso sem contar a pandemia, que matou mais de 10 mil cariocas, infectou mais de 95 mil pessoas e tornou o cenário ainda mais caótico.

No quesito mobilidade urbana, a próxima autoridade máxima do município precisará dar uma solução para as diversas linhas de ônibus que desapareceram ou reduziram sua frota, sobretudo durante a pandemia. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, em pouco mais de um mês, a pasta recebeu do público reclamações sobre 128 linhas convencionais por inoperância e circulação de frota inferior ao permitido, desencadeando ações que resultaram em 139 autos de infração. O número de serviços denunciados corresponde a 18% do total de linhas cadastradas na secretaria. Uma das áreas mais afetadas é a Zona Oeste, onde a população sofre há anos com o descaso de empresas e autoridades. A questão da climatização da frota de ônibus da cidade é outro imbróglio que precisará entrar na pauta do titular do Executivo municipal.

Outra providência que precisará ser tomada é em relação ao avanço de moradias irregulares, bem como ocupação indevida de vias públicas e de áreas de proteção ambiental. O abandono também acontece com a população em situação de rua, que cresceu exponencialmente e está mais desassistida.

É com tudo isso em mente que o carioca vai, entre os dias 15 e 29 de novembro, escolher a pessoa que governará a cidade do Rio pelos próximos quatro anos. Entre as opções de candidatos e candidatas aparecem os seguintes nomes, organizados em ordem alfabética:

 

Benedita da Silva (PT)
A deputada e ex-governadora Benedita da Silva é o nome mais popular do PT no RioReprodução/Facebook
Publicidade
Clarissa Garotinho (PROS)
Clarissa GarotinhoReprodução/Facebook
Cristiane Brasil (PTB)
Cristiane Brasil continuará presaReprodução/Facebook
Publicidade
Cyro Garcia (PSTU)
Cyro Garcia é candidato do PSTU à Prefeitura do RioRomerito Pontes / PSTU
Eduardo Bandeira de Mello (Rede)
Eduardo Bandeira de MelloReprodução/Facebook
Publicidade
Eduardo Paes (DEM)
Eduardo PaesReprodução/Facebook
Enfermeira Rejane (PCdoB)
Enfermeira RejaneReproduçao/Site Enfermeira Rejane
Publicidade
Fred Luz (Novo)
Fred LuzReprodução/Facebook
Glória Heloiza (PSC)
Glória HeloizaReprodução/Facebook
Publicidade
Hugo Leal (PSD)
Hugo LealReprodução/Facebook
Luiz Lima (PSL)
O deputado federal Luiz Lima é candidato a prefeito do Rio pelo PSLDivulgação
Publicidade
Marcelo Crivella (Republicanos)
Marcelo CrivellaReprodução/Facebook
Martha Rocha (PDT)
Martha RochaReprodução/Facebook
Publicidade
Paulo Messina (MDB)
Paulo MessinaReprodução/Facebook
Renata Souza (PSOL)
Renata SouzaReproduÇÃo DO Facebook
Publicidade
Suêd Haidar (PMB)
Suêd Haidar é a candidata do PMB para disputar a Prefeitura do Rio em 2020Divulgação
O Partido da Mulher Brasileira (PMB) oficializou, no sábado, o nome de Suêd Haidar como candidata à Prefeitura do Rio. Presidente nacional e fundadora do partido, é a primeira vez que ela vai tentar uma vaga em cargo executivo. A candidata a vice na chapa é Jessica Rabello Guimarães. Suêd, de 61 anos, nasceu em São Luiz Gonzaga, no Maranhão, e se mudou para o Rio de Janeiro em 1977.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias