
Ao saber do caso, a Subsecretaria de Proteção Animal (Supan) fez contato com a tutora do pitbull Thor, Daniela Carvalho, enteada da vítima baleada, que confirmou as informações. A Supan encaminhou o corpo do animal para necropsia no Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaistman, na Mangueira, também Zona Norte da cidade. O laudo fica pronto em até 30 dias. O caso foi registrado na 17ª DP (São Cristóvão), mas a subsecretaria entrou em contato com a DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente) para que o caso seja encaminhado à especializada. O autor dos disparos fugiu e, até o momento, não foi identificado.
A Supan informou que atuará junto à DPMA e a Prefeitura do Rio para a elucidação do caso e que o autor do crime seja preso, conforme prevê a Lei Federal 1.095/19, que estabelece reclusão de 2 a 5 anos para abuso, maus-tratos ou mutilação contra cães e gatos, sancionada nesta semana pelo presidente Jair Bolsonaro.
Como denunciar?
Denúncias como essa ou abandono e maus-tratos podem ser encaminhadas para a ouvidoria da subsecretaria através do e-mail [email protected] ou pelo Disque Denúncia (21) 2253-1177.