Colégio São Vicente de Paulo, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio: aulas retomadas apenas no dia 19 e, segundo funcionário, adaptações já feitas - Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Colégio São Vicente de Paulo, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio: aulas retomadas apenas no dia 19 e, segundo funcionário, adaptações já feitasReginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por O Dia

Separados entre si a uma distância segura, dois alunos do 1º ano do Ensino Médio prestavam atenção nas lições do professor, na manhã de ontem, numa escola particular de Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. Eles eram os únicos em sala de aula. De casa, o professor transmitia os ensinamentos, que eram acompanhados pela dupla por meio de uma tela projetada sobre o quadro negro. Outros 79 alunos da mesma série também assistiam à aula, mas a partir de suas residências. Foi assim o novo normal no dia de retomada das atividades presenciais no Liceu Franco-Brasileiro, na primeira segunda-feira útil após a decisão da Justiça, na última quarta, que autorizou o retorno das aulas presenciais nas escolas particulares do município do Rio. 

"Vamos manter o modelo híbrido, com aulas presenciais e a distância. Retomamos as atividades em sala de aula hoje (ontem), mas ainda de forma gradativa e com apenas 30% da capacidade total de cada espaço. Professores que façam parte grupos de risco continuam lecionando de casa", disse Luciano Moraes, coordenador pedagógico do Ensino Médio da escola, que ontem teve aulas presenciais em 10 salas de um total de 28.

Não muito distante dali, realidades diferentes em outras duas escolas particulares localizadas no bairro vizinho do Cosme Velho. No Colégio São Vicente de Paulo, o porteiro Marco Amorim informou que as aulas presenciais serão retomadas no próximo dia 19.

"Todas as adaptações internadas foram feitas, com aquisição de diversos itens de segurança, como dispensers de álcool em gel e tapetes sanitizantes. Houve modificações também no interior das salas de aula. Já está tudo preparado", disse o porteiro da escola.

Já no Colégio Sion, funcionários que ontem estavam na portaria, com máscaras de proteção facial e termômetro em mãos, informaram que a unidade ainda não tem data para retomar as atividades presenciais, e que as aulas por plataforma de vídeo ainda seguem por tempo indeterminado.

Liminar derrubada e retorno
Publicidade
Foi por unanimidade que o colegiado da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio decidiu, na quarta-feira, que a capital poderia autorizar o retorno das aulas presenciais nas escolas particulares desde que fossem respeitados os protocolos de segurança definidos pelas autoridades de saúde. A decisão derrubou a liminar do dia 5 de agosto, que havia tornado sem efeito o decreto da Prefeitura do Rio, que havia permitido, quatro dias antes, a retomada das atividades presenciais.  
Segundo o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe-RJ), cerca de 80% das unidades já retomaram as aulas presenciais na cidade do Rio. Porém, assembleia do Sindicato dos Professores (SinproRio) decidiu, no sábado, manter a greve. "A orientação é que continuem com as aulas remotas", disse o presidente Oswaldo Teles.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários