Centro Educacional Miraflor, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio  - Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Centro Educacional Miraflor, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por O Dia
Rio - O Governo do Rio de Janeiro definiu, nesta quarta-feira, um protocolo para o retorno dos professores ao trabalho presencial. A previsão é que a medida seja publicada no Diário Oficial entre esta quarta-feira (7) e a quinta (8) e é válida para os profissionais que trabalham com os alunos da 3ª série do ensino médio, nas modalidades regular, técnico e ensino de jovens e adultos. Antes do retorno, os profissionais poderão realizar um teste de coronavírus, fornecido pela Secretaria de Saúde.
De acordo com o governo, servidores com mais de 60 anos, gestantes, mulheres que acabaram de ter filho e pessoas com doenças crônicas não devem voltar, por estarem em um grupo mais vulnerável acovid-19. Pessoas que vivem com integrantes do grupo de risco também não devem retornar. 
Publicidade
Além disso, também não podem voltar os servidores que testem positivo para o coronavírus e apresentem sintomas da doença, como febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios no olfato e paladar.
As unidades de ensino devem ter um espaço com cadeira e água e entrar em contato com as autoridades de saúde, entre outras medidas. A limpeza e desinfecção de superfícies tocadas pelo trabalhador deve ser reforçada. O servidor poderá voltar à unidade 14 dias depois do início dos sintomas ou com a apresentação de laudo médico.