Mais de mil animais marinhos de 30 espécies diferentes foram resgatados em operação - Divulgação
Mais de mil animais marinhos de 30 espécies diferentes foram resgatados em operaçãoDivulgação
Por Karen Rodrigues*
Rio - Os mais de mil animais marinhos, de 30 espécies diferentes, resgatados na “Operação Poseidon”, que ocorreu na última quarta-feira, foram encaminhados e chegaram nesta quinta-feira ao AquaRio, no Centro do Rio. Dentre os animais, se encontram tubarões, arraiais, cavalos marinhos, anêmonas, estrelas do mar, e diversos tipos de corais.
Segundo a Polícia Civil, os animais eram ilegalmente coletados na cidade de Marataízes, no Espírito Santo, e de lá eram transportados para as cidades de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, onde ficam em um depósito para então serem vendidos a lojistas de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, além da capital do Rio de Janeiro.
Publicidade
Todos os animais apreendidos estão sob tutela do AquaRio, onde serão cuidados e ficarão em quarentena, isto é, uma área do aquário em que o animal ficará em tratamento e isolado para que possam ser eliminados possíveis patógenos e doenças.
“Por eles estarem sendo mantidos em um ambiente insalubre e em contato com animais de outras regiões do mundo e importados, como da Indonésia, da Austrália, isso acabou impossibilitando a entrada deles na natureza, pois eles podem contaminar os outros animais”, explicou o biólogo do AquaRio, Rafael Franco.
Publicidade
Segundo o biólogo, os animais foram encontrados em péssimas condições e vários indivíduos já estavam mortos.
“É uma característica do tráfico animal, as pessoas coletam uma grande quantidade, para vender poucos. O número de animais coletados foi muito maior, se a gente apreendeu mil, muito mais foi coletado com certeza.”, afirma Franco.
Publicidade
Após a quarentena, estes animais serão levados para os tanques de exposição e servirão como embaixadores para alertar sobre o tráfico de animais.
“Todas as 30 espécies são criticamente ameaçadas de extinção e são essas as que mais deveriam ser protegidas”, complementa o biólogo.
Publicidade

Galeria de Fotos

Mais de mil animais marinhos de 30 espécies diferentes foram resgatados em operação Divulgação
Mais de mil animais marinhos de 30 espécies diferentes foram resgatados em operação Divulgação
*Estagiária sob supervisão de Gustavo Ribeiro