Fachada do MPRJ, no centro da capital: municípios devem obedecer a um conjunto de critérios antes de flexibilizar restrições - Reprodução internet
Fachada do MPRJ, no centro da capital: municípios devem obedecer a um conjunto de critérios antes de flexibilizar restriçõesReprodução internet
Por O Dia
Rio - O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou o juiz João Luiz Amorim Franco e o assessor concursado Marcus Vinicius Farah Noronha por lavagem de dinheiro, associação criminosa e corrupção. De acordo com o documento do MPRJ, a denúncia foi motivada pela delação premiada do perito Charles Fonseca William. As informações são do portal G1. 
João Luiz, titular da 11ª Vara de Fazenda Pública da Capital, é suspeito de vender sentenças e de cobrar para nomear peritos. A investigação, que começou na Corregedoria do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), constatou que 80% das perícias da 11ª Vara estava concentrada em apenas quatro peritos, sendo Charles Fonseca William um deles. Corregedores ainda notaram que o perito e o juiz tinham rendas incompatíveis com seus salários. 
Publicidade
Charles Fonseca William assinou uma delação premiada após ser preso em 2019 por causa de irregularidades na Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor). Entre os anos 2007 e 2019, William pagou 10% do valor de todas as perícias a João Luiz e Marcus Farrah. 
Procurada, a defesa do juiz João Luiz Amorim Franco não respondeu as perguntas até o fechamento da matéria.