Colombianos presos acusados de furto na Zona Sul  - Reprodução
Colombianos presos acusados de furto na Zona Sul Reprodução
Por O Dia
Rio - Três colombianos foram presos na noite de quinta-feira, em flagrante por receptação e associação criminosa, acusados de roubos de celulares no MetrôRio. Policias da 13ª DP (Ipanema) encontraram em posse dos suspeitos oito celulares – três de uso pessoal e cinco estavam sem chip e bloqueados -, além de cartões RioCard. Os estrangeiros são David Leonardo Rodrigues Diaz, Oscar Andres Camacho Flores e William Alexander Guzman Muñoz .
Publicidade
De acordo com a Polícia Civil, os agentes receberam informações da segurança do MetrôRio de que criminosos de origem hispânica que praticavam furtos repetidamente estavam no local. O trio havia sido flagrado pelas câmeras de segurança praticando furtos em outros dias. Ainda segundo a polícia, os estrangeiros não souberam explicar a origem dos aparelhos e nem apresentaram nota fiscal dos mesmos. O trio foi conduzido à 13ª DP.
Publicidade
Os policiais conseguiram localizar o dono de um dos aparelhos a partir da consulta do IMEI. O homem ainda não tinha feito o registro da ocorrência de furto que sofreu na quarta-feira, dentro de um ônibus na Zona Sul. “A vítima, então compareceu à delegacia e noticiou o fato, narrando que estava no coletivo e não se deu conta que tivera subtraído seu aparelho celular, tomando conhecimento, apenas, quando necessitou do aparelho”, afirma a Polícia Civil em nota. Contudo, a vítima em questão não reconheceu os presos como autores do furto.
Na quinta-feira, outra vítima, ciente da prisão dos suspeitos, uma segunda vítima compareceu à delegacia e reconheceu tanto David Leonardo Rodriguez Diaz quanto Oscar Andres Camacho Flores, como autores do furto do seu celular na segunda-feira, na estação do metrô de São Conrado.
Publicidade
Para a polícia, o trio faz parte de uma grande associação criminosa, formada por estrangeiros, que vem cometendo reiterados furtos de aparelhos celulares, em especial, no interior de coletivos, nas estações de metrô e shoppings centers. “O grupo atua notadamente na Zona Sul e Barra da Tijuca, atuando sempre em dupla ou trio e agindo com uma destacada destreza, tendo em vista que subtraem os bens da vítima dentro de bolsas e bolsos, sem que a vítima perceba que teve seus bens subtraídos”, afirma a polícia.

De acordo com a corporação, neste momento, agentes da 13ª DP cumprem mandado de busca e apreensão em Copacabana, expedido pela Justiça com escopo de recuperar outros celulares subtraídos pelo grupo criminoso.

“Espera-se que, com a prisão dos suspeitos, os índices de furtos de aparelhos celulares diminuam no Bairro e, após, cumprimento das diligências sejam recuperados e entregues outros aparelhos celulares a outras vítimas” finaliza a nota.