Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação - Nelson Perez/Prefeitura do Rio
Dia D da Campanha Nacional de MultivacinaçãoNelson Perez/Prefeitura do Rio
Por O Dia
Rio - Mais de 20 mil doses de vacinas foram aplicadas nas primeiras três horas do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação, realizada neste sábado. Todas as 237 unidades da rede de Atenção Primária – clínicas da família e centros municipais de saúde – funcionam até 17h, além de 33 postos extras, entre eles três na modalidade drive-thru, montados em diversos pontos da cidade para vacinar a população. Entretanto, farmácias parceiras realizam exclusivamente a vacinação contra o sarampo em pessoas com idade entre 15 e 49 anos.
Até às 11h, as equipes vacinaram 4.423 crianças contra a poliomielite e 2.266 pessoas na intensificação de vacinação contra o sarampo. Além disso, foram aplicadas 9.343 de vacinas pela campanha de multivacinação e atualização de caderneta. "O Dia D deve ser visto como um compromisso de toda a família. Precisamos proteger nossos bebês, crianças e jovens contra doenças graves como a paralisia infantil, o sarampo, a meningite, a febre amarela, entre outras", afirma Beatriz Busch, secretária municipal de Saúde.
Publicidade
Devem receber a vacina contra a poliomielite – a famosa gotinha – todas as crianças com idade até cinco anos, mesmo que já tenham as doses de rotina contra a doença. Crianças de zero a 15 anos também devem ser levadas aos postos para colocar a caderneta em dia. Todas as 18 vacinas dos calendários de imunização da criança e do adolescente estão sendo oferecidas durante a campanha. Contra o sarampo, devem se vacinar todas as pessoas com idade entre 15 e 49 anos, mesmo que já tenham sido imunizadas contra a doença.
Os endereços dos postos extras de vacinação do Dia D Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Saúde.
Publicidade
Vigilância em Saúde alerta para baixa adesão de cariocas
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação, que começou em 05 de outubro e vai até o dia 30, ainda está longe de atingir seus objetivos. A adesão das famílias cariocas permanece muito baixa.
Publicidade
"Proteger nossas famílias é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a população. Nossos bebês, crianças e jovens só estarão protegidos se tomarem as vacinas. E não podemos esquecer que o Rio de Janeiro vive um surto de sarampo, uma doença grave que pode levar à morte. Os adultos também precisam se vacinar", alerta a infectologista Patrícia Guttmann, coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.
Entre os dias 05 e 14 de outubro, foram aplicadas 21.098 doses da vacina contra a poliomielite, o que representa 7% da meta de cobertura vacinal no município.
Publicidade
Para a multivacinação e atualização da caderneta vacinal, até o dia 14 de outubro compareceram às unidades de saúde do município 57.045 pessoas, das quais 42.750 foram imunizadas.
No total, foram aplicadas 68.089 doses das diversas vacinas oferecidas, com a seguinte distribuição por faixa etária: 57.472 doses em crianças de zero a 6 anos; e 10.617 doses na faixa de 7 a 14 anos.
Publicidade
Contra o sarampo, desde 5 de outubro foram vacinadas 6.279 pessoas com idade entre 15 e 49 anos. Para aumentar o alcance da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde também está oferecendo a vacina em farmácias parceiras até 30 de outubro – além, claro, de continuar vacinando nos postos municipais.