Pacientes são retirados do Hospital Federal de Bonsucesso - Reginaldo Pimenta
Pacientes são retirados do Hospital Federal de BonsucessoReginaldo Pimenta
Por Beatriz Perez
Rio - O secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Leandro Monteiro, afirmou que o Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) está com duas notificações e dois autos de infrações dos bombeiros e não tinha certificado de vistoria da corporação. O secretário recém-empossado chegou na unidade no começo da tarde de hoje para avaliar os danos na estrutura após incêndio que atingiu o prédio 1 do hospital na parte da manhã.
Publicidade
Monteiro anunciou que já havia pedido reunião com o diretor do HFB e destacou que não pode "interditar um hospital com 600 leitos no meio da pandemia".
Publicidade
Segundo a deputada federal e ex-médica do HFB, Jandira Feghali (PC do B), que entrou em contato com o diretor da unidade, ela afirmou que uma das primeiras medidas que fez desde que assumiu a gestão foi implementar um plano diretor de manutenção, também eficaz para incêndios e que a direção da unidade vai transferir todos os 300 pacientes da unidade. 
A deputada, entretanto, aponta que, diante do orçamento de mais de R$ 100 milhões por ano, o Hospital Federal de Bonsucesso não teria necessidade de estar nesse estado. Jandira critica, ainda, as indicações políticas por parte de deputados para gerir o hospital.
Publicidade
A Polícia Federal informou que instaurou inquérito para investigar as circunstâncias do incêndio. Agentes estiveram na unidade de saúde para o início das investigações, e aguardam o resfriamento do local do incêndio para realizar a perícia.