Fila na loja do Riocard na Central do Brasil por conta de problemas no cartãoEstefan Radovicz / Agência O DIA
Por O Dia
Publicado 09/10/2020 13:21
Rio - Passageiros reclamam que um erro no sistema do Riocard bloqueou os cartões. Na manhã desta sexta-feira, uma fila se formou na Central do Brasil, no Centro do Rio para passageiros tentarem resolver o problema e reativarem os cartões. A empresa confirmou uma atualização no sistema e recomendou que os passageiros que tiverem problema procurem atendimento para receber um cartão provisório. 
A passageira Aparecida Santos, de 51 anos, relatou problemas e contou que assim como ela várias pessoas estavam com o mesmo problema. 
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"Tinham duas filas, algumas pessoas já estavam lá com esse problema desde da semana passada e estava ali para pegar o cartão. Na fila que eu estava, que era imensa e eu fiquei mais de 1h na fila, as pessoas estavam com o mesmo problema que o meu", relatou Aparecida. 
Segundo Aparecida, nesta quinta-feira, quando ela pegou o ônibus para voltar para casa e passou o cartão na máquina apareceu "inválido". Ela relatou que já precisou pagar duas passagens com seu dinheiro, para chegar em casa na quinta-feira e para ir trabalhar na manhã desta sexta-feira.
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"Eu achei estranho porque ontem eu usei meu cartão normal. Eu peguei o metrô da Presidente Vargas para a Central, da Central peguei o trem e quando eu cheguei em Nova Iguaçu para pegar o outro ônibus, o cartão não passou, apareceu 'cartão cancelado'", contou.
Após aguardar por atendimento, ela afirmou que os funcionários não deram explicação sobre o que aconteceu e só entregaram um cartão provisório para que ela utilize enquanto eles resolvem o problema.
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"A Riocard ficou com o meu cartão para análise e mandaram eu voltar na próxima semana para ver o que houve com o cartão, mas não me deram explicação nenhuma. Me deram três cartões provisórios para que eu possa utilizar até a próxima semana quando eu tenho que voltar lá para ver o que houve com o meu cartão. Não responderam minhas perguntas, meus questionamentos e ficaram com meu cartão", contou a funcionária da empresa de assistência médica.  
Em nota, a Riocard Mais lamentou os transtornos causados e informou que houve uma atualização do sistema de validadores da operação da Central do Brasil. A empresa ainda orientou que para os cartões de transporte que apresentarem problemas, os passageiros deve procurar o atendimento na loja da Central do Brasil e solicitarem um cartão de contingência para o prosseguimento da viagem, que será fornecido gratuitamente.
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A Riocard ainda ressaltou que os créditos fornecidos no cartão de contingência são gratuitos e não serão descontados do saldo dos passageiros e que o sistema já está sendo atualizado.
A empresa não informou a quantidade de cartões desabilitados por conta do erro.