Publicado 18/10/2020 18:46
A delegada Martha Rocha, candidata à Prefeitura do Rio pela Coligação “Unidos Pelo Rio” (PDT / PSB), esteve, neste domingo, na feira livre do Andaraí e defendeu a criação de um plano Municipal de Agroecologia e Segurança Alimentar. Martha lembrou que a cidade vive uma profunda crise econômica e que é importante buscar soluções criativas para garantir a geração de renda e segurança alimentar.
A gestão da candidata promete incentivar e fomentar a prática agroecológica e empreendimentos da agricultura familiar, a aquisição de alimentos orgânicos por órgãos públicos municipais, o incentivo às feiras, mercados e restaurantes populares agroecológicos, além da ampliação de hortas comunitárias. "Vamos priorizar soluções criativas e originais, com a ampliação de hortas comunitárias verticais ou planas. Vamos apoiar a distribuição de produtos orgânicos e produção rural livre de agrotóxicos", defendeu a delegada.
O Plano municipal prevê também a realização de cursos de capacitação e campanhas educacionais em favor de uma alimentação mais saudável. "Vamos instituir uma política municipal de estímulo à criação de hortas agroecológicas em residências, prédios comerciais e em equipamentos públicos municipais, como escolas e biblioteca", afirmou Martha Rocha.
Além disso, a delegada frisou que parte desta produção será utilizada pela rede municipal de Educação. "O objetivo é inserir nas escolas mais produtos livres de agrotóxicos, com a revisão dos cardápios para criar hábitos alimentares mais saudáveis nas escolas", afirmou a deputada, que preside a Comissão de Saúde da Alerj.
Por fim, Martha disse que vai revisar o Plano Diretor da Cidade, garantindo a inclusão de áreas agrícolas e rurais em um Zoneamento Econômico Ecológico na Zona Oeste, na Região das duas Vargens, das três Guaratibas, Campo Grande e bairros próximos. A intenção é incrementar a produção da horti-floricultura.
Comentários