Homem é preso na Penha durante Operação Zero Lastro, na Penha, Zona Norte do Rio - Reginaldo Pimenta/ Agência O DIA
Homem é preso na Penha durante Operação Zero Lastro, na Penha, Zona Norte do RioReginaldo Pimenta/ Agência O DIA
Por O Dia
Rio - Uma operação da Polícia Federal no Morro da Fé, na Penha, terminou com um preso. Criminosos atacaram viaturas da PF e houve tiroteio. A Operação Zero Lastro mira um esquema de falsificação de notas falsas e foi deflagrada para cumprimento de mandados de busca e apreensão.
Publicidade
As investigações, que tiveram início em fevereiro de 2020, foram conduzidas pela Delegacia de Polícia Federal em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio, visando desarticular uma organização criminosa que anunciava a venda de notas falsas em redes sociais. Além disso, os policiais identificaram que os criminosos se aproveitaram da pandemia covid-19 para ampliar o rol de crimes cometidos. Entre as fraudes cometidas estão: falsificação e venda de moeda falsa, fraudes no auxílio emergencial, fraudes no FGTS, além da falsificação de documentos, diplomas e cartões de crédito.


Durante as buscas, os policiais federais encontraram armazenados em um computador, uma lista contendo nomes e demais dados pessoais das vítimas (como CPF e RG), que eram vendidos pela internet para a prática das diversas fraudes.

O alvo da operação foi preso em flagrante e conduzido à Superintendência da PF no Rio de Janeiro para a lavratura do auto de prisão. O material apreendido, dentre eles, um computador, dois celulares, dinheiro, documentos e cartões de crédito falsos, além de máquinas de cartões, serão encaminhados à perícia técnica.

O preso foi indiciado e responderá pelos crimes de estelionato qualificado, moeda falsa e associação criminosa. As penas previstas podem chegar até 12 (doze) anos de reclusão.

O nome da Operação faz alusão a ausência de valor das notas e documentos fraudados. Disparos foram ouvidos na Penha, altura da Rua Aimoré, às 7h38, divulgou a plataforma Onde Tem Tiroteio (OTT).
Publicidade
A Polícia Militar disse, no entanto, que até o momento, não tem ocorrência envolvendo ataque a viaturas da PF.
A reportagem procurou as polícia Civil.