Secretaria de Estado de Fazenda faz fiscalização em postos de gasolina - Foto: Divulgação / Sefaz-RJ
Secretaria de Estado de Fazenda faz fiscalização em postos de gasolinaFoto: Divulgação / Sefaz-RJ
Por O Dia
Rio - A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio (Sefaz-RJ) fez uma operação para fiscalizar postos de combustíveis na capital e em Duque de Caxias e São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A Operação Purus tem o objetivo de comprovar ou não indícios de entrada de combustíveis sem lançamento no Livro de Movimentação de Combustíveis (LMC).
Os auditores fiscais da Receita Estadual foram a mais de 100 postos para identificar possíveis furos de estoque por meio da medição nos tanques, entre outros procedimentos. As edições anteriores da Operação Purus já resultaram na emissão de cerca de R$ 24 milhões em autos de infração.
Publicidade
“Os alvos desta operação são estabelecimentos suspeitos de receber combustíveis desacompanhados de documentos fiscais, além de usar máquinas de cartão registradas em um CNPJ de outro contribuinte que não o do posto”, afirma o Superintendente de Fiscalização da Sefaz-RJ, Rodrigo Aguieiras.

A Operação Purus IV faz parte do programa “Na Mira da Receita Estadual”, lançado em setembro pela Sefaz-RJ. O programa visa melhorar a arrecadação estadual sem aumento da carga tributária, fortalecendo o combate à sonegação fiscal e à concorrência desleal, por meio da intensificação das fiscalizações semanais para coibir irregularidades tributárias.