Vans ocupam pontos de ônibus em Santa Cruz.  - Daniel Castelo Branco
Vans ocupam pontos de ônibus em Santa Cruz. Daniel Castelo Branco
Por Yuri Eiras
Rio - A Polícia Civil investiga a atuação de milícias no controle de vans irregulares que circulam em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio. A 36ª DP (Santa Cruz) apura se grupos criminosos da região dão ordens para o transporte alternativo, uma das atividades mais antigas e lucrativas dos milicianos.
Além de ser um problema de segurança pública, a atividade de vans irregulares também prejudica o trânsito de Santa Cruz. Na Rua Senador Camará, a reportagem do DIA flagrou uma fila de vans ocupando as baias dos pontos de ônibus. A confusão atrapalha o embarque e desembarque, e os coletivos precisam parar fora do ponto. Quem aguarda o ônibus precisa ir até o meio da rua para dar sinal de parada.
Publicidade
Em nota, o Rio Ônibus (Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio) afirmou que "a expansão do transporte clandestino, que financia atividades ilícitas, é uma triste realidade no Município do Rio, e a Zona Oeste do Rio destaca-se como região mais impactada pela circulação de vans e kombis ilegais".
O sindicato disse que há registros de ameaças a rodoviários que tentam parar nos pontos. "A ameaça a rodoviários, infelizmente, não é novidade – mais uma vez, com mais recorrência na Zona Oeste do Rio. E isso também ocorre com os passageiros, que sofrem ameaças e constrangimentos para que utilizem o transporte clandestino".
Publicidade
Vans aumentam, enquanto ônibus operam com frota reduzida
Quem mora em Santa Cruz relata que a quantidade de vans circulando aumentou durante a pandemia, aproveitando o oposto do que aconteceu com os ônibus: a frota está reduzida, segundo o Rio Ônibus, por conta da crise financeira do setor. "O congelamento da tarifa, a expansão do transporte clandestino, a concessão de gratuidades sem fonte de custeio, entre outros, tiveram como consequência o encerramento das operações em 15 empresas nos últimos anos".
Publicidade
A Secretaria de Transportes informou que o Consórcio Santa Cruz, que atua na região da Zona Oeste, tem frota de 1.454 ônibus, entre convencionais e executivos (os frescões), divididos por 155 linhas. O número de vans cadastradas é de 829 em Campo Grande, Santa Cruz, Bangu.
Guarda Municipal fiscaliza
Publicidade
Após registro do DIA, equipes da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC), da Secretaria de Ordem Pública (Seop), foram até a Rua Senador Camará. Mas, ao chegarem, já não havia mais vans no local. A Seop informou que já colocou o local no "roteiro de suas operações planejadas".