Sites devem ser o maior foco de desconto para evitar aglomerações - Divulgação
Sites devem ser o maior foco de desconto para evitar aglomeraçõesDivulgação
Por O Dia
Rio - A quatro dias da tão esperada Black Friday, um levantamento aponta que os consumidores fluminenses pretendem gastar cerca de R$ 808,60, em média, nas promoções da data. O estudo feito pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) afirma ainda que esse valor é 45% maior que a estimativa de gasto médio de 2019.
A pesquisa, realizada com 404 consumidores em todo estado do Rio de Janeiro nos dias 11 e 13 de novembro, revela também que 38,4% dos fluminenses pretendem aproveitar as ofertas da data para realizar compras, isso é o equivalente a 4,3 milhões de pessoas em todo o estado do Rio de Janeiro.
Publicidade
Para o diretor do IFec RJ, João Gomes, a data está se consolidando no calendário de compras dos consumidores fluminenses. “Apesar de todas as dificuldades motivadas pela pandemia, observamos que o percentual de pessoas dispostas a presentear na Black Friday voltou a um patamar abaixo de 40%, apesar disso, o ticket médio subiu bastante fazendo com que o volume injetado na economia ficasse próximo ao da Semana Brasil, que foi o maior do ano até agora”, frisa Gomes.
O IFec RJ calcula que a Black Friday 2020 movimente, cerca de R$ 3,5 bilhões na economia fluminense. Entre as opções preferidas estão: eletrodomésticos (50,9%), eletrônicos (49,1%), itens do vestuário, calçados e acessórios (33%), móveis (27,4%), livros e artigos de papelaria (17,9%), artigos de uso pessoal (17,9%) e pacotes de viagem (14,2%).
Publicidade
Na lanterna estão itens de material de construção (12,3%), itens de alimentação (11,3%), serviços de estética e beleza (7,5%) e serviços de assinatura (4,7%). E quando questionados onde farão suas compras, a maior parte dos pesquisados respondeu que se dividiriam entre lojas físicas e online (36,8%), só online (48,1%) e somente física (15,1%).