Testagem em massa começou nesta sexta-feira - Vinícius Magalhães/Firjan
Testagem em massa começou nesta sexta-feiraVinícius Magalhães/Firjan
Por O Dia
Rio - Começou nesta sexta-feira a testagem em massa para a covid-19 no Rio de Janeiro. Inicialmente, foram montados três pontos em duas cidades do estado: Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), que realizou 164 exames de RT-PCR, UPA do Colubandê, em São Gonçalo, que realizou 190 testes, e no Hospital Regional do Médio Paraíba Doutora Zilda Arns Neumann, que fez cinco testagens. De acordo com as primeiras informações, o movimento foi abaixo do esperado por causa de problemas técnicos em app de agendamento. 
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os exames devem ser agendados pelo aplicativo Dados do Bem. Os pedidos de agendamento precisam ser confirmados pelo usuário, para que sejam validados. Dessa forma, é importante ficar atento às notificações que chegam no app e confirmar a presença. Caso não possa comparecer ao exame é importante desmarcar para que outra pessoa possa ser atendida.
Publicidade
A ideia é testar um número maior de pessoas com sintomas de covid. O aplicativo é que fará a seleção dos pacientes. A testagem é direcionada aos pacientes sintomáticos, entre o primeiro e o sétimo dia do início dos sintomas, que tenham tido contato próximo de casos confirmados da doença.
Após receber o resultado, caso seja positivo para covid-19, o paciente poderá indicar até cinco contatos familiares para realizarem testes também. 
Publicidade
Apenas pessoas a partir de 12 anos poderão realizar o exame. Após o cadastro, a plataforma selecionará os casos com probabilidade da doença e o paciente será chamado para realizar o teste. O agendamento será de segunda à segunda, de 7h às 19 horas. O usuário receberá o dia e horário do agendamento na unidade mais próxima da sua moradia pelo próprio aplicativo, assim como o resultado.