William Bonner e Renata Vasconcellos - Reprodução
William Bonner e Renata VasconcellosReprodução
Por ESTADÃO CONTEÚDO
Rio - Os apresentadores do Jornal Nacional, da TV Globo, William Bonner e Renata Vasconcellos, foram intimados a depor à Polícia Civil do Rio em uma investigação sobre suposta desobediência à decisão judicial que proibiu a emissora de divulgar informações a respeito da investigação do esquema de "rachadinha" que, segundo o Ministério Público do Rio (MPRJ), o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) praticou enquanto era deputado estadual no Rio de Janeiro.
Em 4 de setembro, a juíza Cristina Serra Feijó, da 33ª Vara Cível do Rio de Janeiro, atendeu pedido do senador Flávio Bolsonaro e proibiu a TV Globo de exibir qualquer documento ou peça da investigação sobre o suposto esquema de "rachadinha" no gabinete de Flávio enquanto ele era deputado estadual no Rio. "Não tenho nada a esconder e expliquei tudo nos autos, mas as narrativas que parte da imprensa inventa para desgastar minha imagem e a do presidente Jair Messias Bolsonaro são criminosas", publicou Flávio nas redes sociais, à época, justificando o pedido de censura.
Publicidade
Na ocasião, a emissora parou de veicular reportagens sobre o tema e classificou a decisão como cerceamento à liberdade de informar, uma vez que a investigação é de interesse de toda a sociedade.
A defesa do senador Flávio Bolsonaro apresentou à Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática) denúncia de que a TV Globo teria descumprido a ordem judicial, e o delegado Pablo Dacosta Sartori iniciou investigação sobre suposta "desobediência a decisão judicial sobre perda ou suspensão de direito".
Publicidade
Dentro da investigação, na última quarta-feira, 2, determinou que os apresentadores do "Jornal Nacional" sejam intimados a depor na próxima quarta-feira, dia 9, na sede da DRCI, em Benfica (zona norte do Rio). Renata deve depor às 14h e Bonner, às 14h30. Se algum deles não comparecer, segundo a notificação, terá praticado crime de desobediência, punido com detenção de até seis meses e multa.
Procurada pela reportagem, a TV Globo informou que "não se manifesta sobre procedimentos legais em curso".
Publicidade
O Estadão perguntou à defesa de Flávio Bolsonaro em que momento o "Jornal Nacional" teria descumprido a ordem judicial, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem