Rio não terá mais eventos particulares nas orlas das praias durante o Ano Novo
 - Fernando Maia/divulgação riotur
Rio não terá mais eventos particulares nas orlas das praias durante o Ano Novo Fernando Maia/divulgação riotur
Por O Dia
Rio - A Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, informou, nesta quinta-feira (17), que as festas privadas de Réveillon nos quiosques da orla da cidade do Rio de Janeiro estão canceladas, devido ao crescimento do número de casos e mortes pelo novo coronavírus nas últimas semanas. Portanto, com esta norma e a consequente proibição, para não agravar ainda mais a quantidade de contaminados nas festas de fim de ano, não serão mais permitidos cercadinhos, shows ou qualquer evento com cobrança de ingressos ao longo das vias, seja na areia ou calçadão.

"A preservação da vida é o que mais importa nesse momento e, por isso, entendemos e respeitamos a decisão da Prefeitura do Rio de não autorizar a realização de eventos maiores em alguns poucos estabelecimentos", declarou o presidente da Orla Rio João Marcello, que esteve reunido com o presidente da Riotur nesta manhã.

"Essa medida é fundamental e segue a decisão tomada em relação ao réveillon oficial da cidade. Seguimos para uma virada de ano com responsabilidade social", afirmou o presidente em exercício da Riotur, Fabricio Villa Flor.

“O momento é de atenção redobrada à proteção das pessoas. Lamentamos profundamente as vidas que se foram, e esperamos salvaguardar outras tantas, apelando ainda para que tomem cuidados sanitários onde quer que estejam na virada de ano. Que 2021 seja um ano de superação, com a força de Deus”, disse o prefeito Marcelo Crivella.
Em nota, a Orla Rio afirmou que, para a empresa, "a preservação da vida é o que mais importa nesse momento e, por isso, entende e respeita a decisão da Riotur de não autorizar a realização de eventos maiores em alguns poucos estabelecimentos". Ainda de acordo com o comunicado, "os quiosques poderão funcionar, na noite do dia 31, da mesma maneira que estão funcionando atualmente".
Publicidade
MPF já havia pedido a proibição de cercadinhos
Antes de a Prefeitura do Rio cancelar oficialmente as festas nos quiosques da praia devido à pandemia da covid-19, o Ministério Público Federal (MPF) já havia ingressado, há alguns dias, com uma ação civil pública, com pedido de liminar, contra a União, o município do Rio, a Riotur e a concessionária Orla Rio para que não cercassem a faixa de areia e não cobrassem ingresso no trecho de praia do Leme ao Pontal nos dias 30 e 31 de dezembro de 2020.
Publicidade
O MPF chegou a pedir que a União, por meio da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), fiscalizasse presencialmente o cumprimento da proibição de cercar faixa de areia e cobrar ingressos.
Cartilha com dicas para festas de fim de ano
Publicidade
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) elaborou, nesta semana, uma cartilha com orientações para diminuir os riscos de transmissão da covid-19 durante o período de festas do Natal e do Réveillon. Diante do aumento de casos em todo o país, eventos chegaram a ser cancelados. A Fiocruz orienta a quem deseja fazer reuniões que estipule um limite de convidados, garantindo o distanciamento de dois metros e que, preferencialmente, realize-as em locais abertos e ventilados.
Mesmo seguindo todas as orientações, a fundação alerta que "nenhuma medida é capaz de impedir totalmente a transmissão do novo coronavírus". E ainda acrescenta que a forma mais segura de passar as festas de fim de ano é ficar em casa e celebrar apenas com as pessoas que já moram na residência.
Publicidade