Rio entra em estágio de mobilização por conta das condições do tempo - Divulgação/Carolina Pinheiro
Rio entra em estágio de mobilização por conta das condições do tempoDivulgação/Carolina Pinheiro
Por *André Arraes
Os cariocas podem passar o Natal debaixo de fortes chuvas, com risco de enchentes e deslizamentos. De acordo com o alerta divulgado nesta quarta-feira, pelo Instituto Climatempo, nesta quinta-feira (24) e na sexta-feira (25), todo o Estado do Rio continuará com nebulosidade e com possibilidade de chuvas moderadas a intensas, principalmente durante o período da tarde e da noite.

Ainda segundo o Climatempo, a frente fria que está parada perto do litoral do Rio de Janeiro mantém a instabilidade no clima e o estado de alerta de chuvas fortes em toda a região sudeste, fato que pode causar transtornos à população durante o feriado.

No fim de semana, a previsão de chuva permanece, com as áreas de instabilidade sobre o estado enfraquecendo. Mesmo assim, a quantidade de nuvens ainda será grande, podendo trazer chuvas moderadas e fortes em alguns momentos do dia, no entanto, intercalando com períodos com sol.
Duque de Caxias registra morte

O forte temporal que atingiu Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na terça-feira (22), tirou a vida de Fátima Marina Fernandes de Carvalho, de 61 anos, levada por uma correnteza. A localidade mais atingida foi o distrito de Xerém, em especial os bairros Carreteiro, Santo Antônio, Vila Canaã, Barreiros e Vila Urussaí. Em decorrência do temporal três casas desmoronaram e diversos veículos foram arrastados. Com dados do Climatempo, em um período de 6 horas, choveu 137,8mm no município. Para se ter uma ideia do volume da chuva, 83mm já seria considerado um índice elevado, se tivesse caído de forma distribuída em ao longo de 24 horas.

Magé teve a chuva mais forte

O município foi o mais atingido pelas fortes chuvas, com uma média de 255,3mm de chuva, segundo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A Defesa Civil do município divulgou, na noite desta terça-feira, que o município está em estágio de alerta por conta do alto índice de chuva que atingiu a cidade. O volume registrado no município é equivalente a toda a chuva do mês de dezembro caindo em menos de um dia.
Publicidade
Foi constatada uma ocorrência de desabamento no Buraco da Onça, mas sem nenhuma vítima. Há previsão de mais 60mm de chuva para esta quarta-feira (23), a orientação da Defesa Civil é que em situação adversa, os moradores das áreas de risco se dirijam para a casa de parentes ou ao ponto de apoio mais próximo.
Angra dos Reis 
Publicidade
Em uma medição feita na terça-feira (22), pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em um período de 6 horas choveu em Angra dos Reis, 188,6 mm, deixando o município atrás somente de Magé na quantidade de chuva.
O temporal alagou as ruas do Centro da cidade e produziu até mesmo um fato curioso; um morador utilizando uma prancha e um remo, comuns na prática esportiva do stand up paddleAo invés do mar, o homem estava na inundada Rua Coronel Carvalho, também no Centro. Foram registrados ainda, deslizamentos no Morro do Santo Antônio e na Carioca, acima de residências, mas não houve vítimas.
Publicidade
Áreas afetadas
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais informou que outras localidades também registraram elevado volume de chuva, como: Ipanema (188,6mm), Itaguaí (140mm), e Guapimirim (92,8mm)
Publicidade
Reportagem do estagiário André Arraes, sob supervisão de Cadu Bruno