Ex-vereador Fernando William morre por complicações da covid-19 - Reprodução
Ex-vereador Fernando William morre por complicações da covid-19Reprodução
Por O Dia
Rio - Morreu no fim da tarde desta quarta-feira, o ex-vereador Fernando William, 66 anos, por complicações da covid-19. Ele estava internado desde o dia 12 de dezembro no hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Médico cardiologista, William chegou a apresentar melhora, mas uma infecção hospitalar complicou o quadro. Fernando William deixa mulher e quatro filhos. Por enquanto, não há informação sobre o velório e sepultamento do ex-vereador.
Fernando William nasceu no Morro do Alemão, subúrbio da Leopoldina, na Zona Norte do Rio. Esteve voltado prioritariamente para a saúde, a educação e as questões sociais.
Publicidade
Fernando William foi vereador da cidade do Rio de Janeiro quatro vezes. Foi secretário Secretário Estadual de Governo, Secretário Estadual de Projetos Especiais, Secretário Estado da Criança e do Adolescente e Secretário do Estado de Assistência Social, de 1999 a 2006. Entre 2008 e 2010, foi secretário de Assistência Social do Município.
O último mandato terminou no dia 31 de dezembro de 2020. Presidiu a CPI da Linha Amarela, a CPI das Obras Inacabadas e a CPI da sonegação de ISS por instituições financeiras. De 54 projetos apresentados, 32 se transformaram em lei.
Publicidade
Homenagem 
O vereador Tarcísio Motta (PSOL) lamentou a morte do colega de Câmara dos Vereadores. "Fernando foi mais uma vítima da irresponsabilidade sem precedentes na condução desta crise sanitária, e lutou por semanas para superar a Covid-19. A sua família, amigos e companheiros de vida política estendemos as nossas maiores condolências neste momento de dor", escreveu o político.
Publicidade
Publicidade
Colega de partido de Fernando, Ciro Gomes (PDT) também foi às redes sociais homenagear o político. "Seu exemplo de luta está gravado na história política do Rio de Janeiro", apontou.
Publicidade
Eduardo Paes (DEM) lembrou de momentos ao lado de Fernando, que foi seu secretário no primeiro mandato como prefeito. "Faleceu hoje, vítima de Covid-19, o ex-vereador Fernando William que foi secretário de Assistência Social em meu primeiro mandato como prefeito e com quem tive a honra de trabalhar como vereador em 1997 e 1998. Meus sentimentos a seus familiares e amigos", disse.