Alexandre Knoploch (PSL) - Thiago Lontra
Alexandre Knoploch (PSL)Thiago Lontra
Por O Dia
Rio - Agora é lei! A população do Rio receberá alertas no celular com informações toda vez que uma criança ou adolescente desaparecer no estado. De autoria do deputado estadual Alexandre Knoploch (PSL), o projeto foi sancionado pelo governador em exercício Claudio Castro nesta quarta-feira. 
Segundo o deputado, o objetivo é que crianças e adolescentes sejam encontrados ainda nas primeiras 24 horas, consideradas decisivas para muitos casos.
Publicidade
Com a transformação do projeto em lei, o Brasil torna-se o 19º país a aderir ao Alerta Amber, ainda que apenas no estado do Rio de Janeiro. Hoje, o Rio tem mais de 500 crianças e adolescentes desaparecidos.
"Há uma luta constante e árdua de centenas de mães no estado do Rio de Janeiro na incansável batalha para encontrar seus filhos. Elas não sabem se eles comeram, dormiram, se estão bem nem se estão vivos. A implementação do Alerta Amber pode nos ajudar muito a localizar os desaparecidos", explicou o deputado Alexandre Knoploch.
Publicidade
Mensagens com descrições
As mensagens disparadas deverão conter nome, idade e características físicas do desaparecido, além do local em que foi visto pela última vez e todas as informações que as autoridades policiais julgarem necessárias. Também poderá conter fotos do menor.
Publicidade
Os dados deverão ser encaminhados às operadoras pela Delegacia de Descobertas de Paradeiros (DDPA) e a medida tem até 90 dias para ser regulamentada.