Material encontrado na casa da mulher - Divulgação / Polícia Civil
Material encontrado na casa da mulherDivulgação / Polícia Civil
Por O Dia
Rio - Policiais da 52ª DP (Nova Iguaçu) prenderam em flagrante, na sexta-feira, uma mulher que vendeu um celular roubado em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. Na casa dela, os agentes encontraram outros 12 aparelhos, 65 munições de fuzil, R$ 12 mil em espécie, 26 papelotes de maconha e um triturador de ervas.
De acordo com o delegado Celso Gustavo Ribeiro, titular da 52ª DP, ao ser presa, a mulher disse que apenas um dos celulares encontrados em sua residência, que era roubado, era seu. Os outros e o restante do material seriam do marido, que depois foi à distrital dizer que as munições, os demais celulares e a maconha eram seus.
Publicidade
Os policiais chegaram até a mulher através de uma nova metodologia de investigação adotada pela delegacia para recuperar celulares roubados. Trata-se de um projeto-piloto da Polícia Civil que poderá ser adotado por outras unidades da corporação no estado.
"No momento em que os aparelhos são ativados por um novo usuário, a equipe da delegacia entra em contato para avisar que aquele aparelho é produto de roubo ou furto, solicitando a devolução do mesmo", conta o delegado.
Publicidade
No caso da prisão de sexta, policiais recuperam o aparelho um dia antes. Ele foi devolvido por uma pessoa que recebeu uma mensagem de WhatsApp encaminhada pela delegacia, informando que o celular havia sido roubado de um estabelecimento comercial em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
A partir daí, os policias conseguiram identificar a mulher que vendeu o telefone. Foi pedido, então, uma busca e apreensão na residência dela, que foi aceita pelo Plantão Judiciário entre quinta e sexta-feira. Presa, ela foi autuada por receptação culposa.
Publicidade
MAIS DE 20 CELULARES RECUPERADOS
O delegado diz ainda que, em um mês de trabalho, a 52ª DP já recuperou mais de 20 celulares roubados ou furtados. Os usuários dos aparelhos recebem uma mensagem por WhatsApp pedindo que compareçam à distrital em até 24 horas com a nota fiscal que comprove a compra. Quem não devolver o aparelho corre o risco de ser preso em flagrante pelo crime de receptação.
Publicidade
"Esta é uma mensagem cuja veracidade pode ser checada por meio das redes sociais da Polícia Civil. Nós não marcamos encontros em lugares públicos, como praças e shopping centers. A pessoa é chamada a comparecer à própria delegacia, o que dá legitimidade ao aviso" explica o delegado, dizendo que todos os celulares recuperados são devolvidos aos donos.
Celso aconselha ainda que as pessoas sempre verifiquem a origem dos aparelhos que desejam comprar, para não correr riscos de cometer um crime.

"Procurem lojas e sites com boa reputação. Muitas vezes, os preços baixos podem parecer atrativos e a pessoa acaba cometendo um crime sem saber. Exija sempre a nota fiscal", sugere.