O Prefeito Eduardo Paes recebe a imagem de São Sebastião, das mãos do Cardeal Dom Oraní Tempesta, na sede da prefeitura do Rio, na Cidade Nova.  - Estefan Radovicz / Agencia O Dia
O Prefeito Eduardo Paes recebe a imagem de São Sebastião, das mãos do Cardeal Dom Oraní Tempesta, na sede da prefeitura do Rio, na Cidade Nova. Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Por LUANA BENEDITO
Rio - Após anunciar em uma rede social que nesta segunda-feira dará inicio a vacinação da covid-19 no Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes (DEM) recebeu a imagem de São Sebastião, padroeiro da cidade, na sede da prefeitura. "Dia abençoado", limitou-se a dizer Paes, que apresentará o calendário da vacina da covid-19, na tarde de hoje.
Paes recebeu a imagem do padroeiro, que tem data comemorativa na quarta-feira (20), do cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta."O dia começa com São Sebastião e termina no Cristo", completou o prefeito.

Havia a expectativa para que o calendário da vacinação no Rio começasse na quarta-feira, dia do padroeiro do Município. No entanto, o primeiro vacinado foi antecipado para esta segunda-feira depois de um acordo com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e os governadores dos estados brasileiros.

A vacinação contra a covid-19 tem início no país já nesta segunda-feira às 17h. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou no domingo (17) o uso emergencial das vacinas CoronaVac, produzidas no Instituto Butantan, em São Paulo, e Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fiocruz, no Rio. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Rio, o município deve receber 231.840 doses da vacina CoronaVac. 
Publicidade
A primeira vacinação no Brasil aconteceu neste domingo, em São Paulo. A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, recebeu a primeira dose vacina CoronaVac, do Instituto Butantan. A profissional de saúde está há oito meses na linha de frente do combate ao coronavírus na UTI do Hospital Emílio Ribas. Mônica é negra, moradora de Itaquera (Zona Leste), com perfil de alto risco para complicações da covid-19. Ela é obesa, hipertensa e diabética.