Cedae - Tomaz Silva/Agência Brasil
CedaeTomaz Silva/Agência Brasil
Por O Dia
Rio - A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) garantiu, em audiência nesta quinta-feira, que disponibilizará, em seu site, os dados técnicos de qualidade da água para conhecimento de todos os consumidores. A sessão foi presidida pela juíza Alessandra Tufvesson, com a Defensoria Pública do Rio, Ministério Público, representantes dos governos do Estado e do Município e da RioMetrópole.
Segundo o acordo, as informações deverão ser apresentadas em até 24 horas a partir dos resultados laboratoriais, que deverá ocorrer em até no máximo sete dias. A partir daí, a Defensoria Pública e o Ministério Público avaliarão todos os dados e documentos apresentados e decidirão as medidas a serem tomadas frente aos resultados.
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O problema envolvendo a água da Cedae e a geosmina teve início há exatamente um ano, em janeiro de 2020. Em março houveram mais de 400 denúncias de falta de abastecimento colhidas pela Defensoria e em Dezembro nova falta d’água para os moradores de cidades abastecidas pela elevatória do Lameirão. Ações da DPRJ durante esse período garantiram carros-pipa e indenização à população.
Moradores voltam a reclamar do gosto e cheiro da água
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Moradores de diversos bairros do Rio e da Baixada Fluminense voltaram a reclamar da qualidade da água oferecida pela Cedae. Eles relatam o abastecimento com cheiro e gosto ruins há uma semana. As reclamações acontecem um ano após a crise hídrica causada pela proliferação de um composto orgânico produzido por micro-organismos por causa da presença de esgoto na água.
Procurada, a Cedae ainda não comentou o caso. A Defensoria Pública informou que o Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) está acompanhando a situação e vai analisar o que pode ser feito. Mas sem previsão.