Quatro mil caixas das vacinas da Índia já estão sendo etiquetadas
Liberação da Fiocruz para distribuição aos estados ocorrerá às 15h deste sábado. Dois milhões de doses passaram por conferência de qualidade ao longo da madrugada
Rio - Com a chegada dos dois milhões de doses de vacinas em Bio-Manguinhos, na Zona Norte do Rio, no início desta madrugada, as vacinas passaram por conferência e avaliação de temperatura para verificar se estavam em perfeitas condições, após o trajeto da longa viagem. Pela manhã, teve início o processo de etiquetagem das caixas. Ao todo, estão sendo etiquetadas quatro mil caixas. As informações foram divulgadas no início da tarde pela Fiocruz.
De acordo com a Fiocruz, cada caixa contém 50 frascos e 500 doses da vacina. Após a etiquetagem, ainda ocorrerá a liberação de documentação pela Garantia da Qualidade. Na manhã deste sábado, também foram coletadas amostras pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) para análise de protocolo e liberação do produto para que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) possa distribuir aos estados. Toda a operação para liberação das vacinas segue normalmente, sem intercorrências e dentro do cronograma.
Publicidade
Conforme O DIA online publicou na sexta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde informou, na tarde de ontem, que está com a logística preparada para a distribuição das doses da vacina Astrazeneca/Oxford para os 92 municípios do Estado do Rio a partir da próxima segunda-feira. O transporte ocorrerá por meios terrestres e aéreos e o critério de distribuição será a base populacional de cada cidade. Os dois milhões de doses prontas para serem aplicadas chegaram ao Rio ontem à noite vindas do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Elas foram produzidas pelo Instituo Serum, na Índia. A Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde ainda não informaram oficialmente a quantidade de doses para o RJ e para cada município.