5,5 milhões de agulhas com seringas começam a ser distribuídas neste sábado às 92 cidades do estadoDivulgação SES/Maurício Basílio
Por O Dia
Publicado 14/01/2021 19:03
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou que começa, neste sábado, a distribuição de 5,5 milhões de seringas descartáveis de 3 ml com agulha aos 92 municípios do Rio. Os lotes serão entregues, pela Coordenação Geral de Armazenagem (CGA), de forma escalonada até o próximo dia 22. 
Segundo a SES, o quantitativo de agulhas e seringas corresponde ao número de doses necessárias para imunizar a população que se encaixa nas quatro fases iniciais da vacinação. Nesta quarta, segundo a pasta, foi enviado ofício aos secretários municipais de Saúde com a recomendação de que os materiais sejam de uso exclusivo da campanha de vacinação contra a covid-19. 
Publicidade
ETAPAS DA VACINAÇÃO
Segundo a SES, a primeira fase prioriza os trabalhadores da saúde, a população idosa a partir de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena. 
Publicidade
A próxima etapa prevê a imunização de pessoas entre 60 e 74 anos de idade. Já a fase seguinte engloba a vacinação de pessoas com comorbidades, como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares. 
Em seguida, será a vez da imunização professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.  
Publicidade
5,5 milhões de agulhas com seringas começam a ser distribuídas neste sábado às 92 cidades do estadoDivulgação SES/Maurício Basílio
POPULAÇÃO 
Publicidade
De acordo com a secretaria, as quatro fases juntas contabilizam 5.454.912 habitantes fluminenses. Eles estão divididos da seguinte forma em cada etapa da vacinação: 
Idosos acima de 75 anos: 811.235
Publicidade
Trabalhadores da saúde: 545.197
Indígenas: 339
Publicidade
Idosos em instituições de longa permanência: 10.892
Idosos na faixa de 60 a 74 anos: 2.181.861
Publicidade
Pessoas com comorbidades: 1.666.259
Professores: 97.225
Publicidade
Profissionais das forças de segurança pública e salvamento: 92.205
Funcionários do sistema prisional: 991
Publicidade
Privados de liberdade: 48.708
DOSES PODEM CHEGAR NO DOMINGO
Publicidade
O voo que parte nesta sexta-feira de Recife (PE) para buscar as duas milhões de doses da vacina contra a covid-19 prontas para serem aplicadas na população deve chegar ao Aeroporto Internacional do Galeão neste domingo, segundo a concessionária que administra o aeroporto. 
As duas milhões de doses são fabricadas pelo laboratório AstraZeneca em parceria com a universidade Oxford, e foram adquiridas pelo governo federal junto ao Instituto Serum, da Índia, onde as doses foram produzidas.
VACINAÇÃO NA CAPITAL
A Secretaria municipal de Saúde (SMS) informou que, na cidade do Rio, a vacinação terá início nos próximos dias, mas não precisou datas. Segundo a SMS, a vacinação vai acontecer em 450 pontos do município, a maioria deles em clínicas da família e centros municipais de saúde, além de escolas e locais no sistema drive-thru, em que a pessoa é vacinada sem sair do carro. Serão 10,5 mil profissionais envolvidos na campanha de vacinação contra a covid-19.
Leia mais