Passagem de frente fria mudará o tempo na cidade - Gilvan de Souza / Agencia O Dia
Passagem de frente fria mudará o tempo na cidadeGilvan de Souza / Agencia O Dia
Por O Dia
Rio - A chegada de uma frente fria irá mudar o tempo na cidade do Rio nesta sexta-feira. De acordo com o Sistema Alerta Rio, a previsão é de pancadas de chuva já nesta madrugada. Durante o dia, o tempo permanecerá chuvoso e os ventos podem ser fortes, com rajadas de até 76 km/h. As temperaturas estarão em queda de mais de 10 graus.
Um sistema de alta pressão no oceano e uma massa de ar quente mantiveram o calor durante vários dias na cidade do Rio, impedindo tanto a chegada de frentes frias quanto a formação de nuvens de chuva sobre o município. A máxima registrada nesta quinta-feira (4) foi de 41,3°C, em Guaratiba, na Zona Oeste, enquanto a prevista para este sábado (6) é de 28°C. 
Publicidade
"A chuva nesta sexta-feira começa com pancadas, tanto na madrugada quanto na manhã, mas em pontos isolados. A partir da tarde, ganha mais força, passando a ser moderada a forte. A partir da manhã de sábado, a chuva forte começa a diminuir de intensidade, passando a ser fraca até o final do sábado. Já no domingo, a chuva vai ser apenas fraca em alguns pontos", explicou a meteorologista do Alerta Rio, Juliana Hermsdorff.
Confira a previsão para os próximos dias
Publicidade
No sábado (6), a passagem desta frente fria pelo oceano ainda manterá o tempo instável no Rio, com céu nublado a encoberto e chuva fraca a moderada ao longo do dia. Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam que chova, em média, 35 mm neste dia. As temperaturas caem, com máxima prevista de 28°C.
No domingo (7) e na segunda-feira (8), o tempo continuará instável no Rio devido ao transporte de umidade do mar em direção ao continente, com predomínio de céu nublado, mas com diminuição da intensidade da chuva. A previsão é de chuva fraca, isolada, a qualquer momento do dia. Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam que chova em torno de 10mm, em média, em cada um destes dias.
Publicidade
Recomendações em casos de alagamento
. Redobre a atenção ao dirigir e mantenha os faróis acessos;
. Permaneça em local seguro e evite áreas com alagamentos;
. Não caminhe pelas águas, pois há perigo de correnteza e de ferimentos com objetos, quedas em buracos
sob a água, além de risco de doenças;
. Não fique próximo à beira de córregos e rios;
. Nunca force a passagem de carros em vias alagadas.