As escolas aptas a receber os alunos destas séries continuam abertas
As escolas aptas a receber os alunos destas séries continuam abertasDivulgação
Por O Dia
Rio - A segunda fase do retorno às aulas presenciais no Rio foi adiada. O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Educação, no fim da noite desta segunda-feira (15). Dessa forma, os alunos do 3º ao 5º ano e do 6º ano Carioca e do 9º ano, que voltariam para as salas de aulas na próxima quarta-feira (17), vão permanecer em ensino remoto.
Os estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, além da Pré-escola vão continuar tendo aulas presenciais. Segundo comunicado, o adiamento acontecerá por duas semanas, mas, o faseamento do retorno presencial fica sujeito à alterações. “Neste momento, nosso objetivo é alcançar mais alunos da primeira fase, fortalecendo nosso foco na alfabetização e na Educação infantil”, disse a pasta nas redes sociais.
Publicidade
As escolas aptas a receber os alunos destas séries continuam abertas. A lista completa com as unidades pode ser conferida no site da SME. “Seguimos em contato contínuo com as autoridades sanitárias para agir rapidamente, sempre que preciso”, completa a nota. A decisão acontece no mesmo dia em que o estado registrou 1.086 novos casos da covid-19. Até esta segunda-feira, foram confirmados 607.806 infectados e 34.330 óbitos por coronavírus.
"É óbvio que estamos analisando sempre o que está acontecendo no Brasil e no Rio de Janeiro, priorizando a questão da saúde", disse o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, durante live nas redes sociais.
Publicidade
A volta às aulas
O retorno às aulas presenciais é facultativo. O aluno que optar em não ir à escola, seguirá estudando por meio do ensino remoto. Desde o início do ano letivo, os estudantes da Rede Municipal podem conferir as videoaulas elaboradas e apresentadas por professores da Rede Municipal. O Rioeduca na TV vai ao ar pelo sinal aberto da TV Escola (canal 2.3) e também pela TV fechada: NET/Claro (canal 15), Claro TV (canal 8), Oi TV (canal 25), Sky (canal 21) e Vivo (canal 7). As videoaulas de Rioeduca na TV também ficam disponíveis no canal da MultiRio no YouTube. Além disso, no Portal MultiRio, uma área especial reúne informações sobre o Rioeduca na TV, como a programação, e conteúdos relacionados.
Publicidade
"Neste quase um mês de aulas presenciais, tivemos ótimos resultados. Cerca de 80% dos pais e responsáveis optaram pelo retorno presencial e não tivemos que fechar nenhuma unidade escolar. Decidimos adiar a segunda fase para priorizar o avanço da primeira fase, focando assim na alfabetização e na educação infantil. Esses alunos são os que mais precisam de ensino presencial, pois estão em um momento crucial de desenvolvimento", explica o secretário municipal de Educação Renan Ferreirinha.
Online
Publicidade
A SME disponibiliza o aplicativo Rioeduca em casa, que pode ser baixado em smartphones dos estudantes e responsáveis, disponível para IOS e Android. O acesso é gratuito, pois a SME está pagando pelos dados de internet para os alunos. Estudantes que não têm equipamentos para acessar a internet ou morem em áreas sem cobertura, vão receber material didático extra impresso e, frequentemente, irão às escolas deixar as atividades didáticas. Caso o aluno tenha alguma dúvida, ela será respondida na próxima vez em que ele for à escola buscar suas atividades didáticas.