Com filas enormes e aglomeração, idosos e familiares estão esperando desde a madrugada para conseguir a primeira e segunda dose da vacina
Com filas enormes e aglomeração, idosos e familiares estão esperando desde a madrugada para conseguir a primeira e segunda dose da vacinaReginaldo Pimenta / Agência O Dia
Por O Dia
Rio - O Ministério Público (MP) e a Secretaria Municipal de Saúde de Belford Roxo vão se reunir na tarde desta terça-feira (16), às 15h, para discutir sobre os problemas que foram registrados nesta manhã, com formação de longas filas e aglomerações de idosos durante a distribuição da primeira e segunda doses das vacinas contra a covid-19 no município da Baixada Fluminense.

Segundo o MP, o objetivo da reunião é identificar as causas dos problemas e apontar soluções, com o estabelecimento de critérios rígidos e a adoção de medidas efetivas, para que tal fato não se repita. O órgão ainda ressaltou que existe um inquérito civil em tramitação para acompanhamento do processo de vacinação contra a covid-19 da população de Belford Roxo.

O Dia registrou nesta manhã as dificuldades enfrentadas por idosos e familiares para conseguir tomar a vacina contra a covid-19 no posto de saúde Neuza Brizola, no centro de Belford Roxo.

Um dos motivos para a formação das filas foi o baixo número de senhas que foram entregues para apenas as primeiras 200 pessoas que chegaram na unidade de atendimento. Preocupados em conseguir as senhas primeiro, idosos e familiares chegaram no posto durante a madrugada para ter acesso ao imunizante.


Procurada pelo DIA, a prefeitura emitiu uma nota informando a suspensão da vacinação da primeira dose do imunizante a partir desta quarta-feira (16).

Segundo a prefeitura, houve aumento na procura dos imunizantes por conta dos municípios vizinhos, incluindo a capital, estarem sem doses. O comunicado ainda afirma que para conter a aglomeração, funcionários dos postos, com auxílio de guardas municipais, orientaram as pessoas sobre o término das senhas.

Confira na íntegra a nota:

A Prefeitura de Belford Roxo informa que a partir de 17 de março (quarta-feira) está suspensa a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em todas as policlínicas. O município irá garantir apenas a segunda dose para as pessoas que já se imunizaram na primeira etapa.

A procura aumentou porque os municípios vizinhos (incluindo o Rio) estão sem vacina e exigem também comprovante de residência. Belford Roxo não adota esta prática, pois entende que o Sistema Único de Saúde é universal. Isso propiciou o aumento pela procura das doses no município.

Sobre a aglomeração na Policlínica Neuza Brizola, funcionários da unidade, com auxílio de guardas municipais, orientam as pessoas sobre o término das senhas e pedem para que elas não se aglomerem. Mas muitas delas preferem continuar na fila por conta própria, dificultando assim a dispersão. Outro ponto a destacar é que a Neuza Brizola está situada no ponto central do município, que faz limite com outras cidades, como Nova Iguaçu, Mesquita e São João de Meriti, além de ficar nas proximidades da Rodovia Presidente Dutra.

Além da Neuza Brizola, a vacina é aplicada ainda nas seguintes Policlínicas: Wona, Heliópolis, Itaipu, Parque São José, Parque Amorim e Nova Aurora.