Prefeitura divulga novo horário de funcionamento do comércio e moradores dizem que não houve mudança
Prefeitura divulga novo horário de funcionamento do comércio e moradores dizem que não houve mudançaReprodução / Facebook
Por O Dia
Rio - A Prefeitura de Nova Iguaçu divulgou, na tarde desta terça-feira, em seu perfil oficial no Facebook, um novo decreto com medidas de combate e prevenção ao coronavírus. Na publicação, a pasta cita que "como houve o aumento do número casos da covid-19 em todo país, algumas medidas são muito importantes para impedir que o vírus se espalhe e que unidades de saúde, como o Hospital Geral de Nova Iguaçu entrem em colapso". A publicação gerou uma onda de descontentamento entre moradores da cidade, que alegam repetição das medidas.
Na postagem, há decretos como: Funcionamento de shoppings e centros comerciais será de 10h30 às 22h. Inúmeros moradores do município alegaram que a única mudança no horário foi que em vez do shopping abrir, 10h, como normalmente, irá abrir apenar 30 minutos depois, o que não faz diferença alguma na não propagação do vírus.
Publicidade
Já o comércio em geral (lojas de rua, atacadista, varejista), da indústria e dos estabelecimentos, poderão funcionar da 6h às 19h. Sendo que não houve alteração alguma, já que o horário já era este normalmente, segundo os próprios moradores. 
O funcionamento dos bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres, permanecem o mesmo. Ambos só podem ficar abertos até às 23h. 
Publicidade
Na publicação, houve diversas reclamações como: "Esse decreto não mudou nada. Tudo já funciona com esses horários", "O vírus tem hora para se propagar? Fala sério! Não mudou nada", "As lojas sempre fecham às 19h", e "Me poupe, prefeito. O horário sempre foi esse. Só pode ser piada com a cara do povo".
Em nota, a Prefeitura de Nova Iguaçu informou que o decreto do Governo do Estado do Rio de Janeiro segue em vigor na cidade. No entanto, para evitar sobrecarga no transporte coletivo, o município decidiu editar parte do decreto e modificar o horário de saída dos trabalhadores do comércio geral, indústrias e serviços.
Publicidade
De acordo com a nota, o objetivo é evitar justamente que o horário coincidisse com a saída dos trabalhadores de outros municípios da região, o que ocasionaria ainda mais aglomeração no transporte público.