Operação da PF e MPF cumpre mandados de prisão contra envolvidos em esquema de fraude em alvarás de soltura no Rio
Operação da PF e MPF cumpre mandados de prisão contra envolvidos em esquema de fraude em alvarás de soltura no RioDivulgação
Por Anderson Justino
Rio – Uma operação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, realizada nesta quarta-feira (24), mira pessoas envolvidas em uma quadrilha responsável por falsificar alvarás de soltura para presos no sistema carcerário do Rio. Até a última atualização, uma pessoa havia sido presa.
A operação Camaleão é um desdobramento de uma ação da Força-Tarefa da Polícia Civil do Rio realizada no início deste mês, em parceria com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) que resultou na prisão de cinco pessoas.
Publicidade
São 16 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão na capital fluminense, Niterói, São Gonçalo, São João de Meriti e Belo Horizonte (MG). Entre os alvos estão advogados.
No Rio, a Polícia Federal precisou do apoio da Polícia Militar para entrar no Complexo do Chapadão, em Costa Barros.
Publicidade
PRESOS SAEM PELA PORTA DA FRENTE
Entre outubro e novembro do ano passado pelo menos três presos foram beneficiados por esse esquema de fraude. O esquema foi denunciado em fevereiro deste ano.
Publicidade
Por conta da denúncia, a Seap teve que rever mais de 40 mandados de busca de irregularidades.
João Filipe Cordeiro Barbieri, enteado de Frederick Barbieri, considerado o Senhor das Armas, que está preso nos Estados Unidos, está entre os beneficiados no esquema.
Publicidade
João é apontado como um dos maiores traficantes de armas do mundo e foi preso pela Polícia Civil sob a acusação de enviar mais de 60 fuzis para o Brasil que estavam escondidos em aquecedores de piscina.
Outro que também teve liberdade concedida através do documento falso é João Victor Silva Roza, vulgo Negão ou Toro, de 40 anos. Segundo a polícia, ele faz parte da mesma organização criminosa de João Barbieri.
Publicidade
Gilmara Monique Amorim saiu da prisão usando o mesmo recurso, mas acabou recapturada. Ela é condenada por extorsão e sequestro.