Polícia Civil prende criminoso apontado como integrante de quadrilha especializada em agiotagem e extorsão, em Niterói
Polícia Civil prende criminoso apontado como integrante de quadrilha especializada em agiotagem e extorsão, em Niterói Divulgação/Polícia Civil
Por O Dia
Rio - Policiais da 76ª DP (Niterói) prenderam na manhã desta segunda-feira (5), no Centro de Niterói, Robson Luiz Marinho, de 42 anos, conhecido como Braga e apontado como um dos integrantes de quadrilha especializada em agiotagem e extorsão no Rio. Robson Luiz foi preso por volta das 7h, na Rua Andrade Neves, após informações obtidas pela 76ª DP.

Contra o suspeito havia um mandado de prisão preventiva pelos crimes de organização criminosa e extorsão, expedido pela 33ª Vara Criminal da Capital com base em investigações conduzidas pela 44ª DP (Inhaúma) na Operação Infestus. Braga integrava o núcleo responsável pelas cobranças do esquema criminoso e estava foragido desde outubro de 2019.
Publicidade

Operação Infestus

A Operação Infestus, conduzida pela Polícia Civil, tem o objetivo de desarticular uma das maiores organizações criminosas do Rio de Janeiro voltadas para a prática de agiotagem e extorsão, que já chegou a ter 70 escritórios espalhados por todo estado. No dia 24 de março, policiais civis da 76ª DP prenderam outro integrante dessa mesma quadrilha no centro do município de Saquarema, na Região dos Lagos, após informações de inteligência e monitoramento.

Além da prática da agiotagem clássica, cujos empréstimos incidem juros abusivos, a organização criminosa colecionava vítimas, cobrando dívidas antigas (adquiridas com agiotas) que já tinham sido quitadas. Inusitadamente também cobravam dívidas fictícias de empréstimos que nunca existiram. Eles telefonavam insistentemente para os “devedores”, seus parentes e vizinhos, fazendo graves ameaças até conseguirem o pagamento da “dívida”.

Robson Luiz Marinho será encaminhado ao sistema prisional onde ficará preso e à disposição da justiça.