Matheus com a família e equipe médica que o acompanhou
Matheus com a família e equipe médica que o acompanhouTV/Globo
Por O Dia
Rio - Depois de quatro meses internado e com 90% dos pulmões comprometidos, o maior desejo da família de Matheus Moreira, de 8 anos, se concretizou, poder levar o menino de volta para casa e recuperado do covid-19. O garoto foi internado em dezembro em uma Unidade de Pronto Atendimento, em Itaperuna, no Norte do Estado. 
Matheus foi diagnosticado com coronavírus no dia 1 de dezembro e após uma piora no quadro de saúde, no dia 6, uma megaoperação entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Corpo de Bombeiros e a Marinha foi iniciada para que o menino fosse transferido para uma unidade de saúde especializada, na capital. A ação foi realizada em meio a forte chuva e teve o auxílio de um helicóptero e uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 
Publicidade
Durante a ação de transferência, a ambulância de UTI Móvel do 21º Grupamento de Bombeiro Militar de Itaperuna levou o paciente até o aeroporto de Campos dos Goytacazes. De lá, uma aeronave Super Cougar da Marinha do Brasil realizou o transporte aéreo até ao Terceiro Comar no Aeroporto Santos Dumont. A criança foi encaminhada ao Hospital Municipal Jesus, em Vila Isabel, Zona Norte da cidade do Rio, referência em UTI Pediátrica para pacientes infantis com covid-19.
Foram quatro meses de tratamento e agora, o menino volta para casa para fazer o que mais gosta, jogar de futebol e voltar a andar de bicicleta.