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Terminal de VLT será construído no gasômetro para integração com BRT Transbrasil

Projeto realizado pela Secretaria de Planejamento Urbano, comandada por Washington Fajardo. 'Haverá uma conexão confortável para o usuário', disse Maína Celidônio

Eduardo Paes durante a apresentação do planejamento para investimento no BRT
Eduardo Paes durante a apresentação do planejamento para investimento no BRT Beatriz Perez/ Agência O DIA
Por Beatriz Perez
Rio - Dentro do planejamento que a Prefeitura do Rio pretende executar para melhorar a operação do BRT na cidade está a criação de um terminal de VLT próximo à Rodovia do Rio que integre o BRT TransBrasil, o veículo leve sobre trilhos e linhas de ônibus. "A ideia é usar a estrutura de transportes que já temos no Centro do Rio e valorizar o VLT que está sendo subutilizado", explicou a secretária municipal de Transportes Maína Celidônio durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira no Palácio da Cidade, Zona Sul do Rio.
O terminal terá o projeto realizado pela Secretaria de Planejamento Urbano, comandada por Washington Fajardo. "Haverá uma conexão confortável para o usuário", disse Maína Celidônio.
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O VLT será estendido até o terreno do Gasômetro, na Zona Portuária. O prefeito disse que os terrenos já estão sob o poder da Prefeitura para que as obras sejam realizadas.
As obras da TransBrasil devem ser concluídas até o final de 2022. "Se terminarmos antes, melhor", disse Eduardo Paes.
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A secretária Maína Celidônio também disse que estações do BRT na Avenida Brasil receberão projetos urbanísticos para ficarem mais confortáveis para o usuário. Alguns pontos de ônibus também serão aproximados das estações para facilitar a conexão.
Também foi anunciada a implantação de quatro estações no corredor TransBrasil entre Deodoro e Margaridas. A secretária Maína Celidônio disse que haverá calha no corredor para evitar invasões e acidentes.
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A Prefeitura anunciou na manhã desta quarta-feira uma série de medidas para melhorar o serviço do BRT e das linhas comuns de ônibus na cidade. Na quinta-feira a Secretaria Municipal de Transportes vai apresentar o plano de recuperação do BRT para a Câmara dos Vereadores do Rio para autorização da execução de cerca de R$ 133 milhões.
Para recuperar as estações do BRT, a Prefeitura calcula gastar R$ 20 milhões. A secretaria municipal de transportes pretende reabrir 46 estações que estão fechadas em até seis meses. Atualmente, 88 estações estão funcionando na cidade. A Prefeitura também planeja reintroduzir articulados, conforme reparos forem realizados, e chegar a 241 BRTs circulando em setembro. Até o dia 10 de abril, 150 articulados devem estar nas ruas.
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A interventora Cláudia Secin ressaltou a degradação da frota verificada pela intervenção. Ela disse que há 297 veículos nas garagens. Destes, 56 precisam de um investimento de 300 mil para voltar a circular em um prazo de 6 meses; 94 veículos estão tecnicamente retidos e precisam de um investimento médio para retornar no prazo médio de 3 meses. Outros 27 veículos precisam de um baixo investimento e podem retornar mais rapidamente às ruas. Apenas 120 articulados estão em operação.
O índice de quebra dos ônibus de BRT também chamou a atenção da interventora. " São 67% os ônibus que saem para circular e quebram. Por isso estamos estudando um trabalho preventivo", disse.
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Projeto realizado pela Secretaria de Planejamento Urbano, comandada por Washington Fajardo. 'Haverá uma conexão confortável para o usuário', disse Maína Celidônio

Eduardo Paes durante a apresentação do planejamento para investimento no BRT
Eduardo Paes durante a apresentação do planejamento para investimento no BRT Beatriz Perez/ Agência O DIA
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Rio - Dentro do planejamento que a Prefeitura do Rio pretende executar para melhorar a operação do BRT na cidade está a criação de um terminal de VLT próximo à Rodovia do Rio que integre o BRT TransBrasil, o veículo leve sobre trilhos e linhas de ônibus. "A ideia é usar a estrutura de transportes que já temos no Centro do Rio e valorizar o VLT que está sendo subutilizado", explicou a secretária municipal de Transportes Maína Celidônio durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira no Palácio da Cidade, Zona Sul do Rio.
O terminal terá o projeto realizado pela Secretaria de Planejamento Urbano, comandada por Washington Fajardo. "Haverá uma conexão confortável para o usuário", disse Maína Celidônio.
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A secretária Maína Celidônio também disse que estações do BRT na Avenida Brasil receberão projetos urbanísticos para ficarem mais confortáveis para o usuário. Alguns pontos de ônibus também serão aproximados das estações para facilitar a conexão.
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Para recuperar as estações do BRT, a Prefeitura calcula gastar R$ 20 milhões. A secretaria municipal de transportes pretende reabrir 46 estações que estão fechadas em até seis meses. Atualmente, 88 estações estão funcionando na cidade. A Prefeitura também planeja reintroduzir articulados, conforme reparos forem realizados, e chegar a 241 BRTs circulando em setembro. Até o dia 10 de abril, 150 articulados devem estar nas ruas.
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A interventora Cláudia Secin ressaltou a degradação da frota verificada pela intervenção. Ela disse que há 297 veículos nas garagens. Destes, 56 precisam de um investimento de 300 mil para voltar a circular em um prazo de 6 meses; 94 veículos estão tecnicamente retidos e precisam de um investimento médio para retornar no prazo médio de 3 meses. Outros 27 veículos precisam de um baixo investimento e podem retornar mais rapidamente às ruas. Apenas 120 articulados estão em operação.
O índice de quebra dos ônibus de BRT também chamou a atenção da interventora. " São 67% os ônibus que saem para circular e quebram. Por isso estamos estudando um trabalho preventivo", disse.
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