Cachorros da casa onde idosa era mantida em cárcere são assistidos pela secretaria do Rio, mas seguem no local
Cachorros da casa onde idosa era mantida em cárcere são assistidos pela secretaria do Rio, mas seguem no localReprodução de vídeo
Por O Dia
Rio - Os cachorros da casa da idosa Therezinha da Silva Moraes, de 82 anos, presa em flagrante na última terça-feira (13) por manter em cárcere privado a aposentada Maria das Graças de Sousa Rodrigues, de 74 anos, continuam no local e são assistidos com assistência médica e alimentação. Segundo a Secretaria Municipal de Proteção Animal, os animais ainda não foram resgatados e continuam no local, pois o Abrigo Municipal-Fazenda Modelo se encontra lotado, com mais de 850 animais.


Ainda segundo a pasta, há um protocolo de não misturar animais vindos de resgates com animais vermifugados para não contaminar os cães e gatos tratados. Sendo assim, a secretaria está otimizando um lar temporário para os animais, e constante assistência de nossos profissionais.
Publicidade
A Secretaria de Proteção Animal também reforçou que por conta da pandemia, as adoções diminuíram e eles seguem atuando com Ongs parceiras para providenciar lares  para esses animais.
Relembre o caso
Publicidade
Maria das Graças de Sousa Rodrigues, de 74 anos, foi resgatada na terça-feira (14) pela Polícia Civil, depois de ficar em cárcere privado em uma casa na Praia da Brisa, em Pedra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio. Em sua primeira noite, após anos de maus tratos, a idosa dormiu em uma cama quente, diferente daquela sem colchão encontrada em seu quarto, na casa de parentes na Zona Norte do Rio. 
Para a polícia, a aposentada relatou que só podia sair de casa para jogar o lixo fora. Segundo o delegado Antônio Ricardo Lima, titular da 43ª DP (Guaratiba). Maria das Graças foi resgatada em situação precária, sem condições de higiene, magra, debilitada, vestindo trapos e em meio a fezes de animais, que conviviam com ela no quintal da casa.
Publicidade
A Polícia Civil vai investigar se a aposentada Therezinha da Silva Moraes se apropriava da aposentadoria de Maria das Graças. De acordo com o delegado, a idosa tinha o cartão do benefício do INSS, mas nunca recebeu valores referentes. Therezinha foi autuada por cárcere privado, redução à condição análoga à escravidão e maus-tratos a animais. Ela ainda pode ser indiciada por apropriação indevida, caso a polícia identifique o recebimento da pensão.