Operação Lei Seca
Operação Lei SecaDivulgação
Por O Dia
Rio - O percentual de motoristas embriagados registrado pela Operação Lei Seca dobrou nesta fim de semana em diversas regiões do estado, como na Baixada Fluminense e Região Metropolitana, além das zonas norte e sul da cidade do Rio. A média atual de casos de alcoolemia é de 9,9% no estado.
Na Baixada Fluminense, os índices foram bem altos. Em uma blitz realizada na sexta-feira (16) em Magé, 58 motoristas foram abordados e, destes, foram registrados 11 casos de alcoolemia, o que representa 19% do total de abordados. No sábado (17), em Belford Roxo, uma das ações de fiscalização na Avenida Jorge Júlio da Costa dos Santos alcançou o percentual mais alto do fim de semana: 24,6% dos condutores estavam embriagados.
Publicidade
No sábado, em São Gonçalo, foram realizadas duas ações e 120 pessoas foram abordadas. Do total, 15% de casos de alcoolemia foram registrados. Além de motoristas autuados pela mistura álcool e direção, um homem que possuía um mandado de prisão em aberto por roubo foi detido pelos agentes da Lei Seca. Ele foi abordado em uma blitz na Avenida Jornalista Roberto Marinho e levado para a 73ª DP (Neves).
A Operação Lei Seca também retirou das ruas motoristas embriagados nas zonas Oeste, Sul e Norte da cidade. Na sexta-feira, uma ação de fiscalização realizada na Estrada do Rio Grande, em Jacarepaguá, abordou 78 pessoas e, destas, 18 estavam embriagadas, o que representa 23,1% do total de abordados. No sábado, em duas ações realizadas na Gávea e em São Conrado, foram registrados 19,6% casos de alcoolemia. Enquanto a ação realizada na Rua Ângelo Dantas, em Cascadura, alcançou 19,7% no mesmo dia.
Publicidade
"A Operação Lei Seca tem o objetivo de promover a mudança de comportamento da sociedade e conscientizar sobre os riscos de dirigir depois de ingerir bebida alcoólica. Os altos índices de alcoolemia registrados nos últimos dias preocupam, mas nossa missão de salvar vidas continua e seguiremos atuando diariamente com ações de fiscalização em todo o estado", explicou o superintendente da Operação Lei Seca, tenente-coronel Luiz Carlos Segala.