Foram apreendidas três pistolas, munições e anotações da organização criminosa.
Foram apreendidas três pistolas, munições e anotações da organização criminosa.Divulgação/Ascom Polícia Civil
Por O Dia
Rio - Uma operação da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), realizada nesta terça-feira (11), contra suspeitos de envolvimento com a milícia, contabiliza seis presos até o momento, no bairro de Del Castilho, Zona Norte do Rio. Durante a ação, três pistolas, munições e anotações da organização criminosa foram apreendidas. Cerca de 150 agentes foram mobilizados para cumprir quatro mandados de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão em endereços da Zona Norte e de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

As investigações começaram após a investigação de um homicídio cometido em Duque de Caxias, em janeiro de 2020. Durante a apuração do caso, os agentes perceberam que os indiciados formaram uma organização criminosa estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas para obter, direta ou indiretamente, lucro através da prática de diversos crimes.


De acordo com a Polícia Civil, o grupo atua por meio de extorsão, ameaça, prestação e exploração de serviços de gatonet, mototáxi e segurança nas regiões de Saracuruna, em Caxias, e na comunidade Fernão Cardim, em Del Castilho, na Zona Norte do Rio. Durante a operação, além da retirada de 'gatonets' dos postes, os agentes também se encarregaram de retirar câmeras utilizadas pela milícia para fazer o monitoramento do interior de uma das comunidades de Del Castilho, a Comunidade do Guarda.