Foto obtida pelos tiras mostra a ostentação bélica da quadrilhaReprodução
Publicado 04/11/2021 08:55
Rio - Agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSH) realizaram, nesta quinta-feira (4), uma operação contra traficantes de drogas que atuam no Complexo do Jóquei, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. O foco principal era cumprir mandados de prisão contra lideranças do Comando Vermelho que atuam naquela região. 
Ao todo foram cumpridos seis mandados, sendo quatro para suspeitos que já estavam custodiados. Outros dois mandados foram cumpridos na comunidade e uma outra pessoa, que não teve a identificação revelada, foi presa em flagrante por associação ao tráfico drogas. Com ela, foi encontrada uma pequena quantidade de material para embalar drogas e dois rádios transmissores.
A operação contou com a participação de cerca de 100 policiais civis. Veículos blindados foram usados para entrada em pontos mais críticos. 
Investigações da Polícia Civil identificaram que os traficantes estariam expandindo suas rendas financeiras cobrando taxas de segurança para moradores de um condomínio construído na região. Quem não cumprisse a ordem, corria o risco de ser expulso dos imóveis. 
A polícia também estudou possíveis rotas de fuga de traficantes. Várias ruas dos bairros Jóquei, Anáia e Coelho foram bloqueadas com barricadas, impedindo o direito de ir e vir da população. 
Pelo menos dez criminosos que, segundo as investigações, fazem a segurança do líder da quadrilha foram identificados. 
De acordo com a polícia, traficantes do Comando Vermelho aproveitaram o território para criar uma aliança entre as comunidades do Complexo do Jóquei. 
A polícia coletou imagem para identificar os integrantes da facção criminosa. Em uma delas, os traficantes ostentam armas de grosso calibre em meio aos moradores e crianças que brincam nas ruas. 
Leia mais