Por paola.lucas

Niterói - Os ciclistas da cidade podem comemorar. Acontece no próximo domingo, dia 29, o Rio Ciclotur Fest 5. Nesta edição os participantes irão percorrer um trajeto de 28 quilômetros. Começa na Praça Araribóia, no Centro, e vai até a histórica Fazenda Itaocaia, em Maricá. No ano passado o evento reuniu mais de 200 bikes, o objetivo agora é superar a marca.

O percurso começa na Praça Araribóiam%2C em frente à estação das barcasReprodução

Presidente da Federação de Ciclismo do Rio, Claudio Santos diz que o Ciclotur, além de ser uma opção de lazer, serve para incentivar o uso da bicicleta. “A gente precisa tirar carros da rua. Temos hoje uma pequena malha cicloviária na cidade instalada nos últimos três anos. Mas ainda tem muito o que fazer”, destacou ele.
Santos diz ainda que os ciclistas precisam de mais atenção, pois eles enfrentam muito desrespeito no dia a dia. Segundo ele, as pessoas parecem não pensar que uma bicicleta na rua é um carro a menos no trânsito.

“Isso poderia, inclusive, diminuir os engarrafamentos monstros de Niterói. Isso sem falar na saúde e na qualidade de vida que a bicicleta promove para a vida de quem pedala”, afirmou.

O circuito de domingo é classificado como intermediário, tem altimetria média de 200 metros acima do mar, mas é preciso ter alguma intimidade com a bike para participar. E Claudio Santos explica que durante todo o percurso haverá carros de apoio e até ambulâncias acompanhando os participantes.

“E a gente vai com calma. Fazemos duas paradas oficiais e mais algumas para tirar foto, afinal vamos passar por lindos visuais”, disse.

Os ciclistas passarão pelas trilhas do Caminho de Darwin. A velocidade de média será de 12 km/h e a estimativa é de que todo o trajeto seja concluído em duas horas e meia. O circuito é só de ida, para a volta haverá vans e carros disponíveis.

O evento contará com o apoio da Guarda Municipal de Niterói e da NitTrans. As inscrições vão até o dia 27 de maio. Os interessados devem mandar e-mail para presidentefecierj@gmail.com e pagar uma taxa de R$ 50.

Você pode gostar