Lançado para celebrar duas décadas dos Jogos da Baixada, o livro que conta a história da competição, realizada anualmente pelo DIA, traz histórias de jovens que partiram do torneio estudantil para os campeonatos profissionais. É o caso dos jogadores de futebol Cidinho, Biro Biro, Sassá, William Barbio e Vinicius Tanque.
Eric Oliveira, de Nova Iguaçu, também chegou aos gramados profissionais e fez fama na Romênia, onde foi o primeiro atleta brasileiro a integrar a seleção do país. Hoje ele joga pelo clube Al-Markhiya, do Qatar.
No handebol, João Pedro disputou os Jogos da Baixada por Nova Iguaçu e hoje faz parte da seleção brasileira. Em 2016, foi destaque do time na Olimpíada do Rio, e atualmente joga no clube Benfica, de Portugal.
Na modalidade, há outros casos de sucesso profissional. Ligia Costa, de São João de Meriti, joga na Polônia, na equipe do Pogon Szczecin. Já Lucila Vianna, de Nova Iguaçu, também chegou à seleção brasileira de handebol, e disputou três edições dos Jogos Pan-Americanos.
Comentários