Matéria Salva!

Agora você pode ler esta notícia off-line

Matéria removida da seção links salvos
Publicidade

EXPO Baixada

Evento reúne, até dia 27, cultura, moda, artesanato, fotografia, música e gastronomia da região

16/05/2018 - Caderno Baixada. Expo Baixada na Casa França. Artesãos da Baixada participam de evento cultural na Casa França. Foto: Fernanda Dias / Agência O Dia. - Fernanda Dias
16/05/2018 - Caderno Baixada. Expo Baixada na Casa França. Artesãos da Baixada participam de evento cultural na Casa França. Foto: Fernanda Dias / Agência O Dia.Fernanda Dias
Por

Cultura, moda, turismo e artesanato da Baixada Fluminense desembarcam na cidade do Rio de Janeiro. Diversas manifestações artísticas da região marcam presença na Expo Baixada 2018, que acontece na Casa França-Brasil, no Centro, até 27 de maio.

Com entrada gratuita, o evento reúne artesãos, fotógrafos, músicos e coletivos teatrais e literários, além de produtores culturais dos diversos municípios da Baixada. O objetivo é fortalecer a economia criativa.

"Faço turbantes, colares, bolsas e acessórios com retalhos. Um evento assim é uma abertura de portas. É um prazer representar minha cidade e mostrar de onde vem a arte que produzo", vibra Flavia Buana, 46, moradora de Saracuruna, em Duque de Caxias.

Peças recicladas também chamam a atenção do público na Expo Baixada. São telhas, garrafas, pneus e uma série de outros materiais. "Estamos mostrando que o artesanato de Japeri tem muito valor", afirma Gilza Rosa Moraes, 47.

Para Elisângela Sampaio, da Associação de Artesãs e Artes de Austin, em Nova Iguaçu, a exposição reafirma o potencial da Baixada. "É a chance de mostrar nosso artesanato e tudo que temos de bom", destaca ela.

O público, por sua vez, aprova a iniciativa. É o caso de Ana Cláudia, moradora de Campo Grande. "Estou encantada, é tudo muito bonito", exalta. Até mesmo aqueles que são da Baixada estão surpresos. "Superou minha expectativa. Mesmo sendo de lá, não imaginava tanta diversidade cultural", atesta Caroline Souza, de Nova Iguaçu.

GASTRONOMIA

A culinária é outro ponto alto. São vários os quitutes da região que têm feito sucesso. O acarajé da baiana Val, de Caxias, tem agradado. "Está aprovado, é muito bom", avalia Luciana Souza, de Niterói.

Além da gastronomia, o evento ainda reserva espaço para a fotografia, com exposição que mostra diferentes olhares sobre a cidade de Duque de Caxias. A Casa França-Brasil fica na Rua Visconde de Itaboraí, 78, no Centro (de 10h às 20h).

Publicidade
escolha do editor
Mais de O Dia na Baixada