A Quadrilha Gonzagão do Pavilhão será representada na live São João na Rede - Arquivo O Dia
A Quadrilha Gonzagão do Pavilhão será representada na live São João na RedeArquivo O Dia
Por O Dia

Depois do mês dos arraiás juninos, a temporada de festas julinas está aberta na Baixada Fluminense. Tem apresentação de grupos de quadrilhas, barraquinhas e muita festa em Duque de Caxias, Nilópolis e Japeri.

Em Caxias, o 8° Circuito da Liquabaferj vai até o dia 5 de agosto, quando haverá grande festa de premiação da vencedora. As melhores quadrilhas nas categorias adulto e infantil vão receber premiação em dinheiro, além de troféu e medalha. O evento também vai prestar uma homenagem ao Rei do Baião Luiz Gonzaga.

E, hoje, tem festança na Vila Nossa Senhora das Graças, em Xerém (4° distrito). Nos dias 6, 7 e 8, o arraiá estará montado na Praça da Matriz, em Santa Cruz da Serra (3° distrito). No fim de semana seguinte, dias 13, 14 e 15, será a vez da Praça do Rosário, em Saracuruna (2° distrito). 

"O nosso objetivo é resgatar as raízes nordestinas das tradicionais festas desta época do ano. A ideia é dar visibilidade às nossas quadrilhas. O estado precisa olhar para elas com outros olhos e valorizar esta cultura", afirma o presidente da Liquabaferj, Carlos Henrique da Silva Marcelino.

A programação do Circuito Arraiá é aberta ao público e consiste na realização de uma festa junina nos quatro distritos do município, incluindo barracas de comida típica, forró, grupos de dança (quadrilhas) e cenografia, tendo como tema o sertão nordestino.

Hoje, também em Duque de Caxias, tem o Arraiá Complexo Esportivo Radialista Samuel Corrêa, na Avenida Trinta e Um de Março, em Parque Paulista. A partir de 17h, mais de dez grupos de quadrilha vão se apresentar. 

"Esta é a época mais esperada por nós, quadrilheiros. Ensaiamos durante o ano para fazer bonito nas festas, mostrando animação e muita criatividade", destaca Douglas Amaral, presidente da Gonzagão do Pavilhão, que se apresentará no evento.

Em Nilópolis, a Festa Julina do Calçadão de Olinda, nos dias 6 e 7. O arraiá vai funcionar das 16h às 22h e contará com barracas que venderão quitutes e bebidas típicas. O Calçadão de Olinda fica na Rua Senador Salgado Filho, entre as ruas Getúlio Vargas e a Getúlio de Moura.

Já em Japeri, nos dias 7 e 14, acontecerá a II Festa Julina Interescolar. O tema será 'Cultivando Valores'. A festa vai contar com a participação de todas as unidades escolares e a comunidade.

No dia 7 de julho, a festa será na Avenida Leni Ferreira, no Centro de Japeri. Já no dia 14 de julho, na Praça Olavo Bilac, no Centro de Engenheiro Pedreira. O horário será sempre das 11h às 18h.

Você pode gostar
Comentários