A equipe Paulino Ribeiro está classificada para a competição em Abu Dhabi, em 2019, após William Coelho conseguir a vaga em Santa Catarina - FOTOS Armando Paiva
A equipe Paulino Ribeiro está classificada para a competição em Abu Dhabi, em 2019, após William Coelho conseguir a vaga em Santa CatarinaFOTOS Armando Paiva
Por O Dia

Rio - De quimono, faixa amarrada na cintura e muita disciplina no tatame para provar que todo mundo é igual, principalmente no esporte. E é na inclusão que jovens atletas de Duque de Caxias têm se destacado nas artes marciais, participando do projeto Judô Para Todos, que une portadores de necessidades especiais de todo o Brasil. Um deles, aliás, já está até classificado para o Grand Slam de Abu Dhabi, em 2019.

William Coelho, 15 anos, já tem muitas vitórias no currículo. São 15 medalhas conquistadas em menos de dois anos em competições pelo Brasil. Este mês, ele garantiu o primeiro lugar na Copa de Judô para Todos na categoria sub-18 e vai representar o Brasil nos Emirados Árabes.

"Ele começou no esporte aos 8 anos, mas não tinha competições para atletas especiais na época. Ele sempre foi talentoso e gosta muito de judô. Por isso, quando nasceu o projeto Judô Para Todos Brasil e surgiram as primeiras disputas, eu resolvi investir nele", conta o pai de William, Júnior Carvalho, 51.

Quem também tem se destacado é Rodrigo dos Santos, 16 anos. Ele treina há um ano e já faturou uma medalha de ouro no campeonato regional. "Eu amo o judô, gosto de vencer. Porém, o importante é poder praticar o esporte", garante ele.

Assim como Rodrigo e William, outros 20 alunos com necessidades especiais têm encontrado um caminho para a inclusão no judô em Duque de Caxias. "É um projeto que eu tenho um carinho especial. Eles são atletas inteligentes e têm muito a ensinar a todos nós através da superação e dedicação", exalta, o treinador e coordenador do Judô para Todos da Baixada, Paulino Ribeiro.

Para participar do projeto, basta entrar em contato com a Equipe Paulino Ribeiro, na Rua Coronel João Telles, 250, no Centro de Caxias.

Você pode gostar
Comentários