Muitos dos estabelecimentos do polo têm fabricação própria e garantem preços ainda mais em conta - Armando Paiva
Muitos dos estabelecimentos do polo têm fabricação própria e garantem preços ainda mais em contaArmando Paiva
Por O Dia

Importante rodovia que liga o Rio à Baixada Fluminense, a Washington Luiz, na altura de Duque de Caxias, virou referência para quem quer comprar roupas a preço de fábrica. Afinal, a região tem diversas lojas, shoppings e feirões no estilo 'atacarejo', uma mistura de atacado com varejo. Nelas, não é preciso comprar caixas fechadas ou grandes quantidades de um mesmo produto, como nos atacadistas tradicionais. Ou seja, melhor para os consumidores comuns em busca de pechinchas.

Atualmente, a rodovia é um grande polo de moda e conta com mais de mil marcas espalhadas em diversos centros comerciais e mercados populares, como os feirões Moda Rio e das Malhas, além do A Moda que Veste Barato. É possível encontrar roupas femininas, masculinas e infantis, além de calçados e acessórios.

"A variedade e o preço baixo é o que mais atrai a gente", afirma Roberta Souza, moradora de Nova Iguaçu, que visita periodicamente a Washington Luiz para comprar as últimas novidades da moda.

Se antes a compra em atacado era exclusiva para sacoleiros, atualmente as revendas dos lojistas visam também o público do varejo. "Percebemos que eles têm um grande potencial e, por isso, abrimos as portas para eles", explica Isaura Azevedo, da Crônica Jeans, que fica no Feirão das Malhas.

Varejo e atacado

Nos 'atacarejos', a venda é variada. Parte das lojas exige uma quantidade mínima de peças para justificar a venda no atacado. Em outras, não há limitação e quem consome em maior quantidade ganha até descontos extras. "O mínimo é de dez peças, mas já fizemos promoção com seis unidades por pessoa", lembra Isaura Azevedo

Para os consumidores, o segredo é reunir a família ou amigos para dividir a compra. "É bom vir sempre com mais uma pessoa. Cada um faz suas compras e, no fim, juntamos tudo no mesmo carrinho", aconselha Amanda Machado.

PÚBLICO DE TODO O RIO

O polo da moda na Washington Luiz não atrai apenas consumidores de Caxias ou da Baixada Fluminense. Ao contrário, muita gente de fora vai até o local fazer compras. "Antigamente, tínhamos a Rua Teresa, em Petrópolis, mas é mais longe e tem pedágio. Então, muita gente do Rio todo vem para cá. A localização é muito boa", destaca o lojista André Vidal.

Você pode gostar
Comentários