Melhores resultados ficaram com Paracambi, Queimados e Guapimirim - Divulgação
Melhores resultados ficaram com Paracambi, Queimados e GuapimirimDivulgação
Por

Assim como aconteceu com a média do Estado do Rio, a avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das escolas municipais da Baixada Fluminense ficaram abaixo da meta. Apesar do desempenho de algumas cidades ter melhorado, em relação à última avaliação, apenas nos anos iniciais do ensino fundamental três municípios alcançaram o objetivo: Guapimirim, Nilópolis e Paracambi.

Belford Roxo e Magé ocupam as últimas posições do ranking da região nos anos iniciais. O primeiro lugar ficou com Paracambi, com 5.7. Em segundo, Guapimirim e Queimados, com 5.0. Nilópolis ficou em terceiro.

Já no ranking dos anos finais do ensino fundamental, Queimados ocupa a primeira posição, seguida por Paracambi, em segundo, e Nilópolis, em terceiro. Belford Roxo ocupa a última posição também nesta categoria. Nenhuma cidade conseguiu alcançar a meta.

Na classificação geral, Paracambi ficou em primeiro, seguida por Queimados e Guapimirim. Os dois últimos lugares ficaram com Belford Roxo e Seropédica, nesta ordem.

A Prefeitura de Nova Iguaçu disse que o ensino do município se manteve estável nos anos iniciais e, nos anos finais, apresentou uma pequena melhora, afirmando que tem desenvolvido ações para melhorar o desempenho dos alunos.

A Secretaria de Educação de Mesquita afirmou que está atenta aos resultados e analisa os dados do último levantamento para identificar as estratégias a serem adotadas.

A Prefeitura de São João de Meriti disse que foram contratados 400 professores. Já a Secretaria de Educação de Guapimirim disse que o desempenho das escolas da cidade não foi melhor devido ao reflexo de 2016, quando os alunos do 6° ao 9° ano ficaram sem professores, mas que a atual administração fez convocação dos docentes do último concurso e melhorou a estrutura de várias escolas.

Em Magé, Duque de Caxias e Nilópolis, as prefeituras atribuíram os resultados a problemas das gestões anteriores e garantiram que já adotaram medidas para melhorar o resultado.

O mesmo foi dito pela Prefeitura de Belford Roxo, que ressaltou que, apesar das dificuldades, o município conseguiu subir dois décimos no Ideb, pulando de 4,1 para 4,3.

A Prefeitura de Japeri garantiu que deu grande salto, melhorando os resultados em relação à última avaliação, assim como Queimados, que, segundo a prefeitura, teve a melhor média da história, com 4,55.

Você pode gostar
Comentários